Home  Imagens  Contato  Clássico
Meio Ambiente é o novo tema do Portal Grande Itu

O Portal grandeitu anuncia uma nova etapa no seu trabalho de divulgar a Estância Turística de Itu que começa com um novo tema – o Meio Ambiente – que muito interessa à nossa população. Trata-se de uma homenagem aos 411 anos da cidade. Além de uma grande quantidade de matérias sobre o Patrimônio Histórico e Cultural e o Turismo agora nos voltamos, também, para os assuntos do Meio Ambiente.

Turismo e Meio Ambiente tem tudo a ver. A natureza degradada afasta toda a possibilidade de atrair turistas. Como Estância Turística das mais importantes do Estado de São Paulo, Itu precisa conhecer melhor sua natureza e tratá-la com muito respeito e atitude.

A consciência de que o meio ambiente é um trabalho de formiguinha

Simone Schneider, diretora da Lógica Assessoria Ambiental Inteligente, deu uma entrevista à Rádio Independência da cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul, emissora que atinge todo o interior do Estado, sobre sustentabilidade no dia a dia. Sua mensagem se aplica a qualquer município do País, inclusive para os que habitam a Estância Turística de Itu.

Ela começa afirmando que “A sustentabilidade é muito mais profunda, não é uma etiqueta, não basta só separar o lixo”. “Só separar o lixo quer dizer que eu sou sustentável? Não!”, afirma Simone. “Você está economizando água? Está pensando no consumo de roupa, consumo de calçado, de medicamentos? O que você está fazendo dentro do seu dia a adia no processo como um todo dentro de sua casa?”, questiona. “Não basta eu fazer apenas uma ação e dizer que eu sou sustentável. Eu tenho que estar comprometido com o ganho ambiental no dia a dia”, argumenta a pesquisadora.

Simone lamenta, porém, correntes do pensamento no debate público que colocam o meio ambiente de lado. “O cenário realmente é preocupante”, observa ela, que enxerga o comprometimento para salvar o planeta como a quinta revolução industrial. Ela defende que é preciso pensar o meio ambiente como um todo, nos aspectos social, ambiental e econômico. “O econômico por si só não pode se sobrepor aos demais”.

O trabalho da Secretaria do Meio Ambiente coloca Itu em destaque

Itu se classificou, em 2020, entre as dez melhores cidades no Programa Município Verde e Azul (PMVA), entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, através do trabalho da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, melhorando a colocação do município em relação a 2019.

Nas avaliações das diretivas, Itu ficou com nota 10, (nota máxima) em Conselho Ambiental, Município Sustentável, Biodiversidade e Estrutura e Educação Ambiental. As demais diretivas foram Esgoto Tratado (9), Qualidade do Ar (9,9), Uso do Solo (9,65), Resíduos Sólidos (9,95), Gestão das Águas (9,21) e Arborização Urbana (7,4).

No entanto, a contínua colaboração da população é fundamental para o êxito da manutenção e ou recuperação do meio ambiente na Estância Turística de Itu. Além disso, a qualidade do nosso meio ambiente é uma grande propaganda do município para as famílias e empresas que pretendem, um dia, se instalar em Itu.

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br