Home  Imagens  Contato  Clássico
Dia das crianças em Itu tem atrações só para elas

A cidade e seu entorno possuem vários atrativos para crianças e famílias, um deles é a Cidade da Criança. O espaço abriga um grande parque gratuito com escorregadores, balanços, uma mini cidade, gira-gira, entre outros. E nada, nada de eletrônicos. Aliás, ali os pais revivem um pouco da sua infância quando o que importava mesmo era se divertir em brinquedos com pé na areia.

Há ainda um Coreto, onde são realizadas apresentações infantis e culturais. E onde também é permitido fazer festas de aniversário. Basta ligar, avisar a data e chegar cedo para garantir o seu lugar no espaço porque eles não reservam antecipadamente. (11) 4013-0366 – Rua França, 102 – Vila Roma.

O parque é voltado para crianças de até 10 anos (idade máxima permitida nos brinquedos) e suas famílias, e funciona diariamente das 10 às 17 horas. O local é simples, mas garante horas e horas de diversão para as crianças.

Para os pais 2 avisos:

1) Vá com roupas confortáveis e com bastante pique porque as crianças não param um segundo e você precisará correr atrás delas. O bom é que você se divertirá junto!
2) Leve outras opções de roupas para as crianças porque se sujar faz parte da brincadeira.

Explicado isso, vale dizer que o local possui uma lanchonete que vende salgados variados, refringente, água de coco, sorvete, etc. Mas é possível esticar uma toalha e fazer um delicioso piquenique. Há banheiros limpos, trocador (basta pedir a chave na secretaria) e bebedouro.

Dá para passar o dia no local e gasta-se pouco, principalmente para quem levar o próprio alimento e bebidas. Se o passeio for por algumas horas a cidade de Itu oferece ótimos restaurantes e outras opções de passeios que rendem um bate e volta de São Paulo, além de ótimos hotéis e campings para quem quiser passar o fim de semana.

Importante é que o passeio promove a conexão entre pais e filhos, a socialização e o resgate de brincadeiras sem aparelhos eletrônicos, tão importante hoje em dia, e um dia diferente fora da agitação de São Paulo.

Praça dos Exageros

Considerada a Capital Nacional do Exagero, a Estância Turística de Itu tem na Praça dos Exageros, agora revitalizada pela Prefeitura, uma das suas maiores atrações para os turistas, crianças e adultos, que a classificam como um dos locais favoritos e com o maior índice de aprovação dos visitantes. Administrada pela Secretaria de Turismo de Itu, fica na Rua José Maria dos Passos, 200 – Vila Padre Bento – (11) 4023-1544 e (11) 4013-9450.

Além da recente reforma completa, a Praça dos Exageros de Itu também recebeu novos atrativos, entre eles um labirinto infantil, teatro de arena, gira-gira de xícaras gigantes, fonte luminosa e uma pitanga gigante, que faz referência a um episódio com o personagem Simplício, responsável por tornar Itu conhecida, nacionalmente, como Cidade dos Exageros. A freqüência é gratuita.

A nova Praça dos Exageros conta, agora, com fonte interativa, brinquedos atualizados e em maior quantidade, infra-estrutura de arquibancada e palco coberto. As melhorias também trouxeram pavimentação em lajota de concreto, paisagismo, pintura de banheiros e dos quiosques, que tiveram uma cobertura adicional implantada entre eles.

Devido ao período de pandemia não haverá nenhum tipo de comemoração do Dia das Crianças – 12 de outubro, nesses locais, para evitar o contágio pelo Covid19

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br