Home  Imagens  Contato  Clássico
4 – Civilização Ituana – Igreja N. S. Do Patrocínio
Igreja N.S. do Patrocínio na Estância Turística de Itu

Projetada por Padre Jesuíno do Monte Carmelo, a igreja do Patrocínio teve sua construção concluída em 1819. Quarenta anos depois, em 13 de novembro de 1859, as Irmãs de São José, que vieram da França especialmente para dar vida ao Colégio, iniciaram as atividades com ensino de qualidade para meninas pobres da região.

Foi o primeiro colégio religioso católico dedicado à educação feminina da Província de São Paulo e atendia também as filhas de escravas. Nessa época não havia internatos para a educação de meninas. Os trabalhos dedicados à pobreza foram pouco a pouco aprimorados, tornando o Colégio do Patrocínio numa das escolas particulares com maior interesse das grandes famílias do Brasil.

No Colégio estudaram pensionistas (o colégio era um internato) de famílias abastadas e influentes, com ou sem interesse no prosseguimento da vida religiosa. A educação era primorosa e exigente.

Madre Maria Theodora Voiron, religiosa francesa, foi a Superiora do Colégio durante 40 anos e imprimiu às alunas uma educação de alta qualidade. Madre Teodora dedicou sua vida à educação. Foi muito exigente e atingiu um alto nível como professora ao transmitir conhecimento e regras de educação.

Ela faleceu em 1925 e seus restos mortais, outrora em túmulo singelo no pequeno cemitério do Colégio, hoje estão em cripta especial, dentro da Igreja do Patrocínio. Ela esta em fase final de canonização no Vaticano.

A Roma brasileira

A Estância Turística de Itu é uma das cidades de maior envolvimento com o turismo religioso no Estado de São Paulo. Com diversas igrejas de arquitetura barroca, dos séculos 18 e 19 que abrigam inúmeras obras de arte do Padre Jesuino do Monte Carmelo e Almeida Júnior, além de esculturas de imagens sacras maravilhosas.

A religiosidade da população mantém a tradição de venerar a Madre Maria Teodora Voiron que, desde 1989, tem o título de Venerável concedido pelo Papa João Paulo II.

Até hoje, milhares de cartas chegaram à comunidade da Igreja do Patrocínio, em Itu, onde esta o mausoléu da freira, testemunhando casos de cura, sucesso no trabalho, proteção contra acidentes, encontro de pessoas desaparecidas etc. O processo de beatificação da Venerável Madre Teodora, desenvolvido pelo Vaticano, necessita apenas de uma graça comprovada por médicos e pela Santa Igreja, para que ela seja beatificada.

Faleceu, em 17 de julho de 1925, com 90 anos. Seus restos mortais encontram-se sepultados no interior da Igreja do Patrocínio, visitados por milhares de pessoas. A Congregação das Irmãs de São José continua, em todo Brasil, realizando um trabalho social de extrema importância, principalmente na área da educação. Lembrando a chegada de Madre Maria Teodora ao Brasil no dia 24/05/1859 a Prefeitura estabeleceu, no ano de 1989, a \"Semana Madre Maria Teodora\" comemorada anualmente de 18 a 24 de maio.

Luísa Josefina Voiron era o nome de batismo da Madre Maria Teodora Voiron. Nasceu em Chambéry, França, em 6 de abril de 1835 e faleceu em Itu em 1925.

Igreja do Patrocínio em Itu - Endereço: Praça Regente Feijó s/n

E a Escola continua: CEUNSP – Centro Universitário N.S. do Patrocínio

Mais de 50 mil m² abrigam salas de aula, laboratórios e escritórios que proporcionam plena formação aos alunos. Outro grande diferencial da instituição é o pioneirismo – a primeira faculdade de Itu é, há mais de 50 anos, a protagonista da revolução e evolução educacional ocorrida na região.

O CEUNSP oferece condições inigualáveis na região, pois alia o estudo a espaços amplos, com excelente localização e infra-estrutura, com mais de 100 laboratórios, agências, estúdios, escritórios modelos e ambientes especiais, além de matrículas de milhares de alunos oriundos de mais de 150 cidades de 15 estados brasileiros.

Além disso, a universidade oferece cursos de Graduação, MBA, Especialização e Cursos Livres em diversas áreas do conhecimento. Tudo isso numa área total de 190 mil m² de campi. O Campus I fica na Praça Regente Feijó, 181 e o Campus II está na Rua do Patrocínio, 716, ambos ao lado da Igreja do Patrocínio.

Cursos de Graduação, MBA e Especialização
Graduação

Arquitetura, Design, Artes, Moda, Comunicação, Direito e Relações Internacionais, Educação, Engenharia, Tecnologia, Gastronomia, Gestão Hospitalidade e Saúde.

MBA e Especialização

Arquitetura, Design, Moda, Comunicação, Direito, Relações Internacionais, Educação, Engenharia, Tecnologia, Gestão, Negócios e Saúde.

Vídeo e fotos dentro da matéria

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br