Home  Imagens  Contato  Clássico
Primeiro kit portátil para exames físicos remotos do Brasil é apresentado na Hospitalar 2022
Equipamento tem sido utilizado na guerra da Ucrânia, onde a população sitiada é assistida por médicos, em Israel, a mais de 2 mil quilômetros de distância

Precisão e rapidez no diagnóstico de problemas respiratórios, cardíacos, dermatológicos e outros, durante uma consulta virtual. Tudo isso é possível por meio do TytoCare, uma solução tecnológica que conecta médico e pacientes para realizar exames físicos remotos e auxiliar no diagnóstico de possível infecção da garganta e ouvido; auscultar o pulmão, coração e abdômen; medir a temperatura; e fazer imagens de lesões na pele com alta resolução e acurácia. O equipamento foi desenvolvido em Israel e será apresentado na Hospitalar 2022.
Só em 2021, foram realizados mais de 1 milhão de exames por meio do equipamento, em todo o mundo. “A procura pelo kit está cada vez maior e cresce na medida em que a telemedicina ganha mais adeptos. O TytoCare é 100% intuitivo e o paciente pode realizar os exames sozinho (atendimentos assíncronos) ou contar com o auxílio do médico que, conectado na outra ponta, orienta em tempo real a condução dos exames (atendimentos síncronos)”, explica a diretora da Tuinda Care, startup distribuidora exclusiva da tecnologia no Brasil, Ana Carolina Lucchese. O médico tem acesso aos resultados, em tempo real, para realizar o diagnóstico e prescrever o tratamento à distância. Ou ainda pode atender de forma assíncrona, acessando os exames feitos pelo paciente, que ficam arquivados na plataforma digital.
“Estudos comprovam que a utilização do kit em atendimentos de rotina pode evitar em 93% a visita presencial ao centro médico. Já nos casos de emergência, a redução de idas ao pronto socorro é de 40,5%, com redução de gastos de 37%”, afirma Ana Carolina. O aparelho é indicado no atendimento de crianças e adultos, nas especialidades de pediatria, clínica geral, otorrinolaringologia, pneumologia, cardiologia e dermatologia, entre outras. É ideal para planos de saúde, hospitais, clínicas, secretarias de saúde, escolas, casas de repouso e enfermarias de empresas.
Pacientes com doenças crônicas ou mais complexas, que necessitam de acompanhamento frequente, também podem ser beneficiados, inclusive para identificação precoce de possíveis complicações de sua doença ou tratamento. “Neste caso, a redução de visitas presenciais ao médico é de 96%”, complementa.
Nos últimos meses, o TytoCare tem sido utilizado até na guerra da Ucrânia, onde a população sitiada é assistida por médicos, em Israel, a mais de 2 mil quilômetros de distância. Aqui no Brasil, equipa diversos hospitais – entre eles os infantis Pequeno Príncipe (PR) e Sabará (SP) –, planos de saúde, clínicas e universidades de medicina, desde 2020.
O TytoCare é autorizado pela Anvisa, Comunidade Europeia (CE), Agência Federal do Departamento de Saúde dos Estados Unidos (FDA) e Health Canada. Atualmente, o kit é usado em 23 países de todos os continentes.

Sobre a Tuinda Care
A Tuinda Care é uma startup que tem o objetivo de expandir o acesso a cuidados em saúde de qualidade no Brasil por meio da telemedicina. É distribuidora exclusiva da tecnologia TytoCare no território nacional, com o propósito de conectar o médico ao seu paciente, sem limite de distância, garantindo excelência médica a cada atendimento. Conta com o apoio dos hospitais Pequeno Príncipe (PR) e Sabará (SP) como aceleradores.

Editorias: Serviços  Saúde  Seguro e Previdência  Sociedade

Empresa: DOC Press