Home  Imagens  Contato  Clássico
Estagiários possuem a melhor experiência no trabalho, segundo núcleo de estudos sodexo

São Paulo, junho de 2019 – No primeiro trimestre de 2019, o IQVT, Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) - uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação às experiências de trabalho, por meio de um teste online - foi de 6,46 pontos (em uma escala de 0 a 10), apresentando-se praticamente estável – queda de 0,2% em relação ao mesmo período no ano passado (6,48 pontos).

Apesar da leve queda, o levantamento verificou que dentre os cargos estudados, os estagiários são os mais satisfeitos com a experiência no trabalho (8,08 pontos), seguidos por presidência/ diretoria/ gerência (7,26 pontos), coordenação/supervisão (6,70 pontos), empregados de áreas executivas (6,64 pontos), serviços de apoio administrativo (6,47 pontos), professores (6,41 pontos), corretores de imóveis (6,33 pontos), outros (6,25 pontos), empregados de áreas de fabricação (6,11 pontos) e empregados para serviços (5,87 pontos).

“Apesar do aumento significativo (27,3%) no desemprego entre jovens de 18 a 24 anos, verificado no 1º. trimestre de 2019, segundo o IBGE, pudemos verificar a partir do nosso índice que os estagiários são os mais satisfeitos com a qualidade de vida no trabalho. Tal resultado pode ser explicado em parte a partir de uma tendência das empresas que passaram a valorizar mais os estudantes e a investir maior valor nas bolsas de estudo. Isso porque os jovens em formação começaram a ser vistos como funcionários estratégicos e líderes do futuro”, analisa Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.

A análise de 3.290 respostas de trabalhadores de todo o País durante o 1º. trimestre deste ano mostrou ainda que a maioria das dimensões de qualidade de vida no trabalho, que influenciam diretamente na percepção e experiência de um indivíduo, apresentaram aumento nos três primeiros meses de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, com crescimentos que variam de 2 a 6%; e que algumas das dimensões tiveram quedas que variam de -2% e -5%. Neste contexto, o tópico relacionado à Facilidade e Eficiência apresentou o maior aumento (6,94 pontos) e o relacionado à Saúde e Bem-estar apresentou a maior queda (6,31 pontos).

“A incerteza econômica, gerada pela necessidade de aprovação da Reforma da Previdência, o aumento do desemprego e outros fatores, fez com que as empresas em alguns casos limitassem os investimentos em saúde e bem-estar oferecidos, impactando no ambiente de trabalho. Recentemente, elaboramos uma pesquisa sobre a conexão entre propósito de vida e trabalho, que apontou: para aquelas pessoas felizes com o trabalho atual (64%), a preocupação das empresas em que atuam com a saúde física e mental dos colaboradores está entre os elementos mais importantes”, explica Cosenza.

O resultado do IQVT também apontou que a experiência no trabalho é mais positiva nas regiões Norte (6,80 pontos) e Centro-Oeste e a Sul (6,79 pontos), seguidas pelas regiões Sul (6,56 pontos), Nordeste (6,36 pontos) e Sudeste (6,27 pontos). Já os homens são mais satisfeitos profissionalmente que as mulheres (6,57 pontos contra 6,53 pontos).

A QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO
Ao longo dos últimos dois anos, a Sodexo Benefícios e Incentivos analisou e publicou os resultados do IQVT com o objetivo de contribuir para a melhora da experiência dos locais de trabalho em todo o País. Para a companhia, tal experiência é resultado da soma de todas percepções entre um empregado e seu empregador através das 6 dimensões da qualidade de vida no trabalho.

“A percepção de qualidade de vida está diretamente relacionada com a qualidade da experiência de uma pessoa, que pode ser positiva ou negativa. Assim como a qualidade de vida, a experiência é individual e temporal, variando de acordo com as influências culturais, tecnológicas e físicas de um certo momento. Quando lançamos um olhar para as relações de trabalho, o contexto se mantém o mesmo e pode ser medido através de ferramentas como o IQVT ”, comenta Fernando.

A experiência de trabalho é considerada a próxima revolução da área de recursos humanos e coloca o funcionário no centro das decisões organizacionais. “Há mais de 50 anos, a Sodexo trabalha com o objetivo de levar mais qualidade de vida para as pessoas, que são o centro de tudo o que fazemos. Acreditamos que construir uma boa jornada de trabalho traz bem-estar e também aumenta a produtividade. O talento do ser humano é a próxima fronteira da competitividade”, finaliza Cosenza.

NÚCLEO DE ESTUDOS SODEXO

Com o objetivo de contribuir para a economia brasileira, em particular para o desenvolvimento socioeconômico do País e ampliar o debate sobre qualidade de vida, a Sodexo Benefícios e Incentivos criou o Núcleo de Estudos Sodexo. O laboratório de ideias reúne profissionais de diferentes áreas da companhia com o objetivo de transformar a experiência interna e dados do mercado em informação de utilidade pública que possa guiar transformações sociais e econômicas no País.

Em linha com a missão global do Grupo Sodexo de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos locais em que atua, o Núcleo foi lançado em janeiro de 2018. Ao longo deste ano, serão publicados novos estudos sobre qualidade de vida, comportamento do trabalhador e do mercado, satisfação no trabalho e crescimento profissional. O público interessado já pode acessar os conteúdos e acompanhar as novidades por meio do portal da companhia e também nas redes sociais.

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

Atende aproximadamente 103 mil clientes, que representam 5,9 milhões de usuários, com uma rede de 505 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass e Apoio Pass.

________________________________
Assessoria de imprensa Sodexo Brasil