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Comunicação digital é, antes de tudo, uma boa conversa
Jennifer Monteiro, publicitária, especialista em comunicação digital. Créditos: divulgação.

Hoje, a maioria das empresas, das pequenas às de grande porte, reconhece a importância de ter uma presença digital consistente - incluindo um site bem construído e perfis nas redes sociais, entre outras coisas. Ainda mais depois de um ano como foi 2020, onde a maioria dos contatos empresa-cliente passaram a ser virtuais, por conta da pandemia.

Mas esse é só o primeiro passo: nem o site, nem as redes sociais podem e/ou devem permanecer estáticos. Gerar constantemente conteúdo relevante para esses canais é obrigatório. E é aí que a maioria das empresas acaba dando com os burros n\'água - principalmente as menores, que não dispõem de uma equipe especializada para tratar do assunto. Afinal, haja criatividade (e tempo!) para elaborar conteúdos interessantes, inovadores e adequados ao perfil dos usuários que se quer atingir.

Fazer uma comunicação digital vencedora implica em estabelecer uma conversa com o público-alvo. O ideal é elaborar com antecedência um calendário de temas que possa ser explorado ao longo de cada mês, intercalando assuntos diferentes. Não adianta \"massacrar\" o público com conteúdos \"hard sell\" (numa tradução literal, \"venda pesada”), focando somente no produto ou serviço da empresa. Numa roda de conversa, ninguém aguenta aquele cara que só fala de si mesmo. É preciso mesclar a eles conteúdos em que a venda se faça por caminhos mais sutis (\"soft cell\'), em que a missão, a visão e os valores da empresa sejam apresentados de forma natural, gerando identificação e simpatia. E, mais que isso: criando uma relação de confiança entre as partes, pelo reconhecimento da relevância e autoridade que a empresa transmite em seu discurso.

Seguem algumas ideias que podem render conteúdos interessantes para sua comunicação digital:
- explore datas comemorativas, dando especial atenção àquelas que tenham afinidade com a área de atuação da sua empresa e com os valores que ela preza. Por exemplo: se o seu público-alvo é predominantemente feminino, trabalhe bem o Dia da Mulher, Dia das Mães, Outubro Rosa, o Dia de Combate à Violência Contra as Mulheres, entre outros. Se a empresa tem uma \"pegada\" mais sustentável, não deixe passar em branco datas como o Dia do Meio Ambiente, Dia da Árvore, Dia da Água ou o Dia do Consumo Consciente;
- esteja atento aos assuntos que estão bombando na mídia e veja como sua empresa pode aproveitá-los. Esse terreno é bem amplo: o \"gancho\" pode estar em algo que o participante de um reality fez ou falou; um Trending Topic do Twitter; uma notícia; a divulgação de uma pesquisa e por aí vai;
- dê dicas de como o seu produto ou serviço pode ser melhor utilizado. Por exemplo: se você tem uma loja de tintas pode falar sobre as tendências de cores; quais tons usar em cada ambiente para torná-los mais aconchegantes, mais modernos, aparentarem maiores etc.;
- traga o público para dentro da sua empresa, mostrando os bastidores do seu escritório, da sua loja ou da sua fábrica. Explique como funciona todo o processo de trabalho. Mostre quem são as pessoas que estão por trás do atendimento ao cliente ou da produção. Conte um pouco da história da organização e das pessoas que a compõem; e
- mostre quem são seus clientes, compartilhe seus depoimentos, avaliações e elogios (nesse caso, é sempre bom pedir autorização antecipada).

A forma como esses conteúdos serão apresentados também é importante. Trabalhe com fotos e vídeos de boa qualidade e textos bem redigidos, sem erros. Estabeleça um padrão visual único (logotipo, cores, elementos gráficos) e um estilo de texto próprio, que tenha a sua voz.

Confira os formatos mais adequados para cada canal (orientação vertical ou horizontal; proporção largura x altura etc.). Entenda a \"linguagem\" que cada rede fala e a utilize a seu favor: memes, emojis, filtros, efeitos, enquetes, hashtags etc.

O importante é que tudo isso seja utilizado de um jeito harmônico e que, como peças de um quebra-cabeça, ao serem juntadas a imagem que se veja seja uma só: A DA SUA EMPRESA!

Ah, aqui, vale um alerta! Assim como as boas práticas dizem que o empreendedor não deve misturar o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal, mas mantê-los em contas separadas, faça o mesmo com os perfis nas redes. O pessoal é pessoal, o da empresa é o da empresa! Mesmo que sua empresa seja só você, nada de colocar fotos do final de semana com a família, da balada com os amigos ou do bichinho de estimação no perfil corporativo, OK?



>>> Sobre a autora: Jennifer Monteiro - publicitária, com especialização em Gestão Integrada da Comunicação Digital nas Empresas (USP) e Marketing Político-Eleitoral (FESPSP). Sócia-fundadora da Presença Propaganda, agência de publicidade há 34 anos no mercado. Idealizadora do Apareça e Cresça (https://www.aparecaecresca.com.br/), consultoria e assessoria de propaganda e marketing digital voltada exclusivamente para pequenas empresas. Ao longo da carreira desenvolveu trabalhos de consultoria e implementação de estratégias de comunicação B2C e B2B para organizações dos mais diversos portes e segmentos de atuação, como Abbott Laboratórios, AGP Vidros Blindados, Heilind Electronics do Brasil, My Shoes Calçados Femininos, Regispel Bobinas e Etiquetas e Scania Caminhões Latin America. Branding; campanhas de lançamento de produtos e serviços; ações de relacionamento; criação e manutenção da presença digital de empresas etc. são alguns dos seus focos de atuação. E-mail: contato@aparecaecresca.com.br.

Editorias: Industria  Mídia  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing  
Tipo: Artigo  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Presença Propaganda  
Contato: Jennifer Monteiro  
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