Home  Imagens  Contato  Clássico
5 dicas de como atingir as suas metas em 2021
...

Entenda como o Coaching pode te ajudar a realizar as suas metas no próximo ano

Está chegando a hora de cantar esse clássico de final de ano. “Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer. Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender”.

Todos os anos, terminamos com essa esperança. Mas, para que nossas esperanças se tornem realidade, não adianta só vestir as roupas com as cores correspondentes aos nossos desejos, comer lentilhas ou as doze uvas na virada do ano.

Crer que teremos um ano promissor e recorrer a todas as estratégias de rituais e simpatias é fundamental para canalizarmos a fé de que algo muito bom vai acontecer.

Mas, também, é fundamental colocarmos a mão na massa e aprender a organizar e estruturar um planejamento estratégico, com metas reais para atingir o objetivo desejado. Como as ferramentas do Coaching pode nos ajudar nesse processo?

O Coaching é uma metodologia que possibilita um aceleramento eficaz, eficiente e qualitativo no desenvolvimento humano, sendo capaz de levar em consideração os aspectos objetivos e subjetivos. Ou seja, trabalha na integralidade do ser. Assim, podemos promover uma aceleração dos resultados através da aplicação de ferramentas e técnicas nos processos individuais e coletivos que levem o indivíduo (o coachee) a acessar memórias, crenças, percepções, bloqueios e opiniões sobre si e sobre a sua vida que podem estar travando seu processo de desenvolvimento e, consequentemente, inviabilizando seus planos pessoais ou profissionais.

Estamos em um momento de grandes incertezas e inseguranças marcado pela Pandemia do Covid-19. Mais do que nunca, precisamos resgatar nossas esperanças em um ano novo cheio de grandes possibilidades e de realizações. Afinal, para alcançar a sua vida extraordinária, como afirma Stephen Covey, a chave para a mudança está em quem você é, para onde você vai e o que é mais importante para você. Portanto, você precisa estar no comando de sua vida.

Deixaremos aqui 05 dicas fundamentais para você encontrar a chave para o seu planejamento pessoal e profissional em 2021:

Ponto de saída: Relacione em uma folha como você está hoje. Todas as dimensões e suas referências positivas e negativas de como você está. Entre em contato com a sua realidade nua e crua, sem desculpas esfarrapadas, sem auto sabotagens e sem “mimimis”.
Visualização: Faça uma projeção real, uma visualização de como você precisa estar para uma vida de realizações pessoais e profissionais. No Coaching chamamos de uma vida extraordinária. Observa bem que é sobre o que você precisa realmente, pois, os sonhos, os desejos e as fantasias podem ser lindos, mas, não é, necessariamente, o que você precisa.
Ponto de chegada: Determine, dentro de uma realidade concreta, a data, local e hora em que você precisa atingir o seu objetivo. Esse será o seu ponto de chegada.
Definição de Metas: Entre o ponto de saída e o de chegada, existem as metas para serem vencidas até a chegada triunfal ao seu objetivo. Aqui está o grande desafio: definir as metas adequadas a serem superadas em cada fase e, saber avaliar e redirecionar as fases seguintes com assertividade.
Aprenda a reconhecer as pequenas vitórias: Cada etapa vencida, apesar de não ser a vitória, deve ser valorizada e celebrada. Comemore as pequenas vitórias do dia a dia para que você possa ter energia para os grandes desafios. Valorize seus esforços sem esquecer que, vencer uma batalha, não é vencer a guerra. Mas, também, a vitória de uma guerra está na vitória das pequenas batalhas.
E assim, existem ferramentas fundamentais para que esse processo possa ter eficiência e assertividade. Entre elas destaco: a Análise Comportamental Pessoal e Profissional, também conhecida com o Mapeamento dos perfis; avaliação e levantamento dos paradigmas pessoais e profissionais, das crenças limitantes e auto sabotagens presentes em sua narrativa de história pessoal e/ou familiar que estão conduzindo suas decisões ou bloqueando sua existência; definição dos objetivos e do plano de ação para mudanças significativas; reconhecimento das perdas e ganhos diante das escolhas conscientes e inconscientes, o que são ações importantes, circunstanciais e urgentes, através da tríade do tempo.

De acordo com a formação e especializações do profissional, o Coach, podemos acrescentar outras técnicas incríveis do universo do Coaching, mas, também, agregar os recursos de outras áreas, tais como: Hipnose, Regressão, PNL, Psicodrama e Constelação familiar.

Tudo para que os clientes possam acessar os conhecimentos necessários para as fases de avaliação, reflexão, ação e realização, na busca de seus objetivos e na construção de uma vida extraordinária que todos merecem.

INTREPEDS – Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser

Sirley Machado Maciel

Analista comportamental, terapeuta e escritora

Site: http://www.intrepeds.com