Home  Imagens  Contato  Clássico    
A aplicação do Psicodrama no cotidiano
Sirley Machado Maciel, Autora do Livro Psicodrama

Vivemos em um momento histórico em que as pessoas estão cada vez mais ansiosas por serem mais espontâneas, autênticas, criativas, dando respostas mais assertivas para os desafios do cotidiano, buscando desenvolver uma maior capacidade de interações sociais mais adequadas e relacionamentos mais humanizados em todos os sentidos.
A Teoria Psicodramática foi formulada por Jacob Levi Moreno, que tem como objetivo explorar as verdades do cotidiano, mediante os métodos psicodramáticos com objetivos terapêuticos e/ou educacionais.
Moreno nasceu no final do século XIX, na Romênia. Filho de uma família judia, aos 7 anos, inicia sua trajetória no universo da representação quando brinca de ser Deus; na adolescência e juventude assume um papel de rebeldia e de solidariedade humana para com os excluídos de sua época; já na faculdade de medicina, lança as bases do psicodrama através dos jogos de improvisação com as crianças nos jardins de Viena. Homem extrovertido, criativo, inventivo, excelente orador, poeta, filósofo, cheio de vitalidade, dinâmico e carismático, fez questão de deixar resumido em uma frase sobre sua lápide o resumo do seu propósito e legado: “Aqui jás aquele que abriu as portas da psiquiatria à alegria”.
O psicodrama é um método que visa trabalhar os problemas emocionais através da representação, ou seja, através da ação. E pode ser aplicado em vários contextos e com vários objetivos. Para a área da educação, temos o psicodrama pedagógico, com grandes possibilidades de atuação nos problemas de aprendizagem, disciplina e na integração escola, professores e alunos. Nas atividades institucionais e corporativas podemos trabalhar com a comunicação, as relações pessoais, interpessoais, liderança, conflitos de várias ordens e a sociometria existente nas dinâmicas dos grupos.
Para o nosso cotidiano, trazemos o conceito de Conserva Cultural, que são os padrões, crenças, valores existentes e cristalizados em uma cultura. Esses padrões levam as pessoas a não vivenciarem nada que fuja às regras sociais vigentes, assim, perdemos a nossa espontaneidade, que é a capacidade inerente ao ser humano, que possibilita dar respostas novas e adequadas para cada situação que enfrentamos no dia a dia.
Outro conceito muito interessante para o nosso cotidiano, é o de tele, que consiste na menor medida de afeto que é transmitida de um individuo para o outro, de forma recíproca. Através da tele, podemos estabelecer relações mais verdadeiras e impedir que fatores transferenciais ocorram; assim, podemos evitar relações negativas, tóxicas e, até mesmo, doentias em nossos vínculos pessoais e profissionais.
Outro conceito extraordinário e de fácil compreensão, é o de Papéis. Mediante esse conceito, suas aplicabilidades práticas no cotidiano, poderemos ajustar a nossa personalidade, o que somos realmente, com os vários papéis sociais que desempenhamos sem perder a nossa identidade. Ou seja, como me comporto diante das normas de adequação impostas aos meus papéis sociais? Esse conceito influencia a nossa individualidade em meio à coletividade.
As atividades do Psicodrama são muito variadas, dinâmicas e criativas. Compostas de:
Sessões de Psicodrama – Aplicação de técnicas genuínas e técnicas afins, composta pela seguinte estrutura: aquecimento inespecífico, aquecimentos específico, dramatização e compartilhar;
Teatro Espontâneo – É uma modalidade de teatro criado por Moreno, o qual tem como objetivo realizar as representações de conflitos no aqui e agora, de forma espontânea e criativa. Também conhecido como Teatro Terapêutico.
Instrumentos utilizados – Palco ou cenário, diretor de cena, egos auxiliares, grupo ou plateia.
Podemos consolidar uma ação psicodramática em vários momentos do nosso cotidiano. Em atividades terapêuticas, educacionais, treinamento, entrevistas de seleção de pessoal, processos de avaliação e feedback, resolução de conflitos, para melhoramentos dos processos de comunicação e relacionamento interpessoal.
O Intrepeds Instituto de Pesquisa, Treinamento e Desenvolvimento do Ser tem uma larga experiências com a Teoria Psicodramatica e com as metodologias do Psicodrama em processos terapêuticos, educacionais e corporativos e em novembro a Presidente do Intrepeds e Psicodrmatista Sirley Machado Maciel, lançou a obra PSICODRAMA NA CENA DA PSICOPEDAGOGIA, pela Editora InterSaberes. A obra trata da história do Psicodrama, do seu criador e as principais técnicas da Teoria Psicodramática, Psicodrama, suas técnicas, recursos e aplicabilidade prática. Serviço: a obra pode ser adquirida diretamente com a autora, pelo telefone (41) 99996-7063 ou pelo site da Editora: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/184976.


SIRLEY MACHADO MACIEL, Empresária, Presidente do Intrepeds - Instituto de Pesquisa, Treinamento e Desenvolvimento do ser, Mestre, Psicodramatista, Especialista em EAD, Master Coach, Analista Comportamental Pessoal e Profissional Internacional, pela Sólides e Profiler, Terapeuta Transgenerativa. Professora de Oratória a 30 anos. Em 2918, Recebeu o Prêmio Profissionais do ano, como a MAIOR AUTORIDADE DE ORATÓRIA DO PR. Como Empresária, em 2019, recebeu 2 Prêmios Internacionais: O THE WINNERS E PRÊMIO EMPRESA E EMPRESÁRIA BRASILEIRA E DO ANO - LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE. Autora de 5 livros.

CONTATOS:
Site: http://www.intrepeds.com.br/bog
Fanpege: http://www.intrepeds.com.br
E-Mail: sirleym.maciel@gmail.com
Faceboock: Sirley Machado Maciel intrepeds
Instagran: sirleymachadomaciel
Telefones: (41) 99996-7063 – 99278-4823

Editorias: Educação  Feminina  Mídia  
Tipo: Artigo  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Toda Comunicação  
Contato: Verônica Pacheco  
Telefone: 41-3209-8542-

E-mail: imprensa@todacomunicacao.com.br
Skype: todacomunicacao
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release