Site dedicado à adoção em redes sociais “Os Cães do Parque” faz sua estréiana rede

“Adotar um animal abandonado é um ato de amor e de cidadania”. Esse é o slogan de Os Cães do Parque, grupo voluntário dedicado a resgatar e reabilitar animais em situação de risco ou de abandono e encaminhá-los para novos lares, que acaba de inaugurar seu site oficial: http://www.oscaesdoparque.org. O grupo já atua há mais de um ano e foge do padrão convencional dos protetores, pois não mantém um abrigo e não participa das tradicionais feirinhas de adoção: todo o seu trabalho está baseado na internet, em especial na força das redes sociais, através das quais já conseguiu viabilizar cerca de 100 adoções.

Evitando os apelos à “piedade” das pessoas, que tanto caracterizam as campanhas em favor dos animais abandonados, Os Cães do Parque aposta que, num tempo em que as expressões “ecologia”, “meio ambiente” e “sustentabilidade” estão tão em voga, nada está tão na moda (ou deveria estar) quanto adotar um animal tirado do abandono ao invés de comprar, o que nada reverte em benefícios para a sociedade e financia um comércio nem sempre digno.

O grupo nasceu e mantém seu foco em um grande parque público de São Paulo, onde são freqüentes os abandonos de cães e gatos. O nome e a localização desse parque não são revelados, pois teme-se que a eventual divulgação faça aumentar ainda mais a ocorrência de tais atos criminosos.

Em seu novo site, em dezenas de histórias com finais felizes, ilustradas com muitas imagens e vídeos, o grupo tenta divulgar e difundir o seu modelo de ação, baseado no simples voluntariado de pessoas físicas. Tanto é que Os Cães do Parque não tem a intenção de transformar-se em ONG e realiza seu trabalho com recursos próprios. O grupo tem por princípio, não aceitar contribuições financeiras.

O site tem também uma sessão de animais disponíveis para adoção, onde o visitante poderá escolher seu novo amigo através de postagens com fotos, vídeos e informações. Traz ainda um formulário on line onde os usuários podem se cadastrar, descrever o animal que desejam adotar e serem informados sempre que algum com características semelhantes estiver disponível.

Construído em formato de blog e com a intenção de ter atualizações quase diárias, o novo site de Os Cães do Parque pretende ser uma ferramenta ágil e moderna: uma ponte através da qual outros tantos animais abandonados terão a oportunidade de serem acolhidos em lares amorosos e responsáveis.

Inauguração de Web Site
data: Julho de 2011

Cida Candido, Assessoria de Imprensa (voluntária) - Fones (11) 3255-8993 e 8997-4865

Editorias: Animais  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Serviços  Saúde