3 dicas para dar aulas online mais interessantes
Chris Montgomery/Unsplash

Em homenagem ao Dia do Professor, o instrutor de carreira na Udemy Eduardo Giansante dá dicas para os professores que querem compartilhar o próprio conhecimento online

Neste mês, no dia 15 de outubro, foi comemorado o Dia do Professor no Brasil. A data faz referência ao dia, em 1827, em que Dom Pedro I baixou um decreto imperial para criar o ensino elementar no país – o decreto estipulava que salário os professores deveriam receber e que matérias deveriam ser ensinadas nas escolas, por exemplo.
Hoje, quase 200 anos depois, os professores enfrentam desafios atuais – um deles é ensinar online. Mesmo que muitas escolas já tenham retornado às aulas presenciais, muitas outras estão funcionando de maneira híbrida e outras, ainda, devem continuar ministrando algumas aulas online indefinidamente.
Para muitos professores, ensinar online é uma novidade trazida pela pandemia, que ainda está sendo assimilada e pode ser aperfeiçoada. Pensando nisso, a plataforma de aprendizado online Udemy pediu ao instrutor de carreira na Udemy Eduardo Giansante, que é instrutor online há cinco anos, para dar dicas sobre como dar aulas online mais interessantes. Veja a seguir:

1- Troque os recursos físicos por digitais
Segundo Giansante, vários dos artifícios usados pelos professores em sala de aula para manter os alunos interessados na matéria precisam ser repensados quando as aulas migram para o ambiente online. “Os professores da educação tradicional têm uma habilidade invejável de atrair a atenção dos alunos e de falar em público, além de poderem recorrer à lousa e a livros, por exemplo. Mas, nas aulas online, os recursos têm que ser outros, como trechos de vídeos e enquetes”, diz ele.
Giansante também destaca que o ambiente online tem mais distrações, como notificações de redes sociais e outras abas abertas no navegador. “Por isso, quanto mais recursos diferentes o professor usar para chamar a atenção do aluno, melhor”, afirma ele.

2- Reduza a duração das aulas
As aulas presenciais costumam durar em torno de 50 minutos – e alunos e professores já estão acostumados com isso. Já as aulas online não têm padrão, podem durar poucos minutos ou até horas a fio.
Entretanto, as aulas online mais curtas tendem a ser mais eficazes. “Como o nível de atenção dos alunos tende a ser menor no ambiente online, uma ideia é ‘quebrar’ o conteúdo de uma aula em várias miniaulas de poucos minutos cada. Outra dica é sempre terminar uma aula com um gancho para a próxima, para assegurar a continuidade da matéria”, sugere Giansante.

3- Use a criatividade
Apesar de parecerem uma boa ideia à primeira vista, testes e tarefas extraclasse podem cansar os alunos se requisitados em excesso. Segundo Giansante, a melhor maneira de conquistar o interesse dos alunos é durante as aulas e usando a criatividade.
Ele dá dicas para os dois tipos de aulas online, as que acontecem ao vivo e as gravadas. “Para as aulas ao vivo, o professor pode usar enquetes, lousa interativa, que está disponível em ferramentas como o Google Meet e o Zoom, e chat para receber perguntas e respostas dos alunos”, sugere ele.
Já para as aulas gravadas, uma dica é incluir testes entre as miniaulas, para assegurar que o aluno está aprendendo o conteúdo, sem precisar passar do tempo estimado de aula. “Uma dica que vale para todo tipo de aula online é trazer professores convidados. Esse é um dos benefícios das aulas online, o convidado pode estar em qualquer lugar do país ou do mundo”, diz Giansante.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  Informática  Internet
Empresa: Camilla Ginesi