Por Pablo Menezes, Group Product Manager da Printi
Ao longo da sua jornada como um Product Manager, possivelmente você terá contato com uma enorme variedade de produtos, que vão desde o tradicional e-commerce, passando por marketplaces e aplicativos mobile disruptivos até algum produto de missão-crítica (os essenciais para sobrevivência da operação com um todo). Em alguns destes produtos, o cliente, o usuário final, é uma pessoa que está ativamente procurando por um bem de consumo ou um serviço. Já em outros, o usuário final talvez nem saiba que o que ele está usando é considerado um produto e que há pessoas por trás daquilo.
Sabendo ou não sabendo, a verdade é que muitos desses produtos não entregam, sozinhos, valor para o usuário final. Por trás de algumas operações, além das pessoas, existem mais produtos que juntos, auxiliam em toda a cadeia de entrega de valor. O propósito desses produtos é ajudar as equipes internas a conseguirem maximizar suas entregas e prover todo esse suporte para a empresa é a missão de um Product Manager que cuida de produtos internos.
Em um primeiro momento, para quem chega em um time assim, pode parecer que não é um desafio bacana e nem muito elegante, porém, ao longo do tempo, você começa a perceber que estar em uma posição assim carrega consigo uma série de vantagens (e algumas desvantagens, claro).
As vantagens de ser um Product Manager de um time de produtos internos
• Você tem um vasto campo para aplicar novas técnicas e ferramentas
Em uma primeira vista, pode parecer que a vida de um Product Manager de times internos é bem fácil e quase sempre sem nenhuma pressão para entregas, mas obviamente não é assim. Existe também a pressão por resultados e por entregas. Mas o Product Manager de um time com essas características normalmente possui uma facilidade maior para aplicar novas técnicas e ferramentas, uma vez que ele possui uma visão muito mais estreita da temperatura da empresa e das áreas naquele momento. Uma demanda priorizada e que não tenha uma expectativa de entrega tão apertada é uma ótima candidata a ser uma cobaia de uma nova técnica de Discovery (processo de descoberta) ou de alguma nova ferramenta de prototipação.
E caso as coisas comecem a desandar, dar um passo atrás, ou “pivotar” algo é mais fácil.
• Você tem a vantagem de sentar ao lado do seu usuário final
Você pode, de fato, estar geograficamente sentado ao lado do seu usuário final, mas o ponto aqui é que o seu cliente está muito perto de você. E com eles estando perto de você, isso significa que você tem um acesso muito fácil a eles. E ter um acesso muito fácil a eles significa que validar algumas hipóteses através de entrevistas, testar alguns protótipos e observar como eles usam seu produto se torna muito mais fácil. (Além claro, de não precisar gastar dinheiro).
• Você conhecerá como realmente as coisas funcionam
É bem fácil inferir como um produto/empresa funciona apenas olhando o front-end. Porém, apenas com um olhar mais focado para dentro da empresa e seus processos que você começa a perceber alguns detalhes que podem passar despercebido pela maioria das pessoas que trabalham junto com você.
E isso te traz uma visão muito mais ampla de como todo o ecossistema inteiro da empresa funciona, desde o momento em que o usuário final realiza a primeira ação até o final do fluxo. Você passa a entender quais são as áreas que são afetadas por esse caminho feliz, quais áreas são acionadas caso algo inesperado aconteça no caminho e como isso é reportado ou direcionado. Toda essa visão te ajuda a entender onde estão os principais pontos que afetam a entrega de valor e te ajudam a entender o que pode ser priorizado ou não.
• Você receberá muita gratidão!
Seu usuário está ali, suas entregas ocorrem no momento certo, e a qualidade delas são incríveis. As pessoas vão te agradecer muito! E nada mais gratificante e motivante do que saber que de alguma maneira, você impactou positivamente o dia a dia de uma pessoa.
Algumas coisas que você vai precisar lidar, sendo um Product Manager de produtos internos
• Você será interrompido o tempo todo
Às vezes você não consegue terminar de ler aquele e-mail de três linhas porque alguma pessoa vai sentar ao seu lado para conversar. Às vezes, você não consegue ir pegar uma água ou um café. Seu slack/hangouts sempre terá alguma notificação de alguém querendo tirar uma dúvida, reportar um bug ou cobrar o prazo. Tudo vai ser urgente e qualquer instabilidade, ou usuário que esqueceu o login, chegará até você com um “Fico no aguardo” ou “Favor verificar”. Por isso, crie mecanismos para proteger sua produtividade, como alguns dias de Home Office ou encontre outro lugar para se alojar por algumas horas. Além disso, defina espaços (ou meios) de reportarem problemas.
• Você terá que fazer o trabalho sujo (e lidar com algumas frustrações)
Aquela integração com um ERP, aquela integração via SOAP com alguma prefeitura. Sempre terá algo desse tipo em seu backlog e não são coisas divertidas e gratificantes. É importante saber lidar não só com as suas frustrações, mas também com as frustrações de seu time, pois de fato, enquanto alguns times estão utilizando tecnologias legais, seu time pode estar fazendo aquela integração via SOAP e utilizando FTPs. Porém, é necessário ter (e propagar) o mindset de que o está sendo feito é de vital importância para o seu negócio.