Liga NESCAU® amplia fronteiras e chega a 71 cidades brasileiras com competição virtual
...

No ano em que o mundo quase parou, conjugar verbos como adaptar, recriar e transcender se tornou questão de sobrevivência. Em alguns casos, até de evolução. É o caso da Liga NESCAU®. Sem a possibilidade de promover competições presenciais, a Liga migrou para o digital e se consolidou como a maior competição poliesportiva estudantil do Brasil. Sem fronteiras físicas, levou esporte, diversão e entretenimento e crianças e jovens em 71 cidades – sendo 23 capitais – de todos os estados brasileiros.

Competiram na Liga NESCAU® 2020 um total de 2.171 crianças e jovens de 8 a 16 anos. Isso no “oficial”. No “paralelo”, esse número é, no mínimo, três vezes maior. Isso porque, a participação na competição exigia a gravação de vídeos para mostrar a execução dos movimentos. Desta forma, a operação normalmente envolvia mais uma ou duas pessoas. Outro ponto é que, em função da inscrição ser ilimitada em relação a quantidade de esportes, muita gente competiu várias vezes.

Outro ponto está no engajamento de famílias inteiras no evento. Isso porque, após o envio dos vídeos e avaliação dos árbitros, os melhores e, portanto, escolhidos para avançar às fases finais foram exibidos em programas no site oficial do evento (http://www.liganescau.com.br/). Como as exibições ao vivo foram sempre aos sábados, o nome escolhido foi Sabaday que, além da competição, trouxe conteúdo de entretenimento, como dança, aulas e dicas esportivas e a participação de astros do esporte nacional, os embaixadores da Liga NESCAU® 2020 Falcão (futsal), Tandara (vôlei), Etiene Medeiros (natação), Yago (basquete), Flávia Saraiva (ginástica) e Verônica Hipólito (paratletismo).

Para desenvolver a nova estrutura e transformar a Liga NESCAU®, a Nestlé investiu R$ 5 milhões, incluindo outras ações de esporte da marca no ano. O retorno foi acima das expectativas, como explicou Abner Bezerra, Head de Marketing de NESCAU® e Bebidas da Nestlé Brasil. \"Estamos muito felizes por ter conseguimos envolver não só as crianças e jovens, mas famílias inteiras de todo o Brasil em torno da atividade física neste momento difícil. Somente nas redes sociais já atingimos cerca de 30 milhões de pessoas com a divulgação do campeonato. Transformar a Liga em um evento com impacto também no digital já era um desejo da marca, que, em 2020, se transformou em realidade”, avaliou.

Para atingir tanta gente, a Liga NESCAU® investiu também em estratégia, incluindo novas modalidades em 2020. \"Outro fator importante para esse engajamento foi apostar em atividades diferenciadas, como ballet e passinho, por exemplo. Trazer a dança para Liga ampliou nossos horizontes, ainda mais agora que o breakdance está incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Paris/2024\", completa Bezerra, que já está traçando os planos para o evento em 2021. “Pode ter certeza que traremos novidades e, se tudo der certo, vamos conectar a competição física e virtual para crescer ainda mais e colocar mais pessoas para fazer esporte. Porque seguimos à risca o lema de NESCAU®: aqui, todo mundo joga!”

A competição, destinada a meninos e meninas de 8 a 16 anos, terminou dia 12 de dezembro. Foram 15 modalidades, nove convencionais (atletismo, ballet, basquete, futebol, ginástica, judô, skate, vôlei e xadrez) e quatro adaptadas (ginástica, futebol, basquete e ballet), além de dois desafios que serão tanto individuais como para toda a família, com dança, futmesa, badminton, tênis de mesa, torcida em casa, boxe, bocha, entre outros.

NESCAU® e o esporte - NESCAU® possui um longo histórico de apoio à prática de exercícios físicos e atividades coletivas, destacando a importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade.

As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, NESCAU® também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, NESCAU® patrocinou a Liga de Basquete 3x3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3x3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.

Editorias: Educação  Esportes  Saúde
Empresa: ZDL Comunicação