Para proteger sua granja da salmonela

Apontada como um dos principais problemas em granjas e, consequentemente, de perdas econômicas, a salmonelose desperta atenção por conta de riscos relacionados à saúde pública. Provocada por uma bactéria entérica muito adaptada às aves, a doença preocupa tanto pela ameaça de transmissão vertical quanto pela contaminação dos ovos para consumo. “Por isso, seu controle é de extrema importância”, alerta a médica-veterinária Thais Vieira, Gerente de Produtos de Aves da Zoetis.
Para se ter uma ideia da dimensão do desafio, a diversidade da salmonela é tamanha que hoje são conhecidas mais de 2,5 mil variedades, que possuem comportamentos biológicos diferentes. Desse vasto universo, há espécies como a Salmonella gallinarum e a Salmonella pullorum, causadoras de doenças clínicas nas aves, mas sem nenhum impacto na saúde dos seres humanos. Há ainda o grupo de salmonelas paratíficas, como, por exemplo, a Salmonella typhimurium e a Salmonella enteritidis, que, muitas vezes, são assintomáticas e não causam doenças nas aves, mas, quando contaminam a carne do animal ou os ovos, podem provocar infecções alimentares em humanos.
Além dessa gama enorme, outro fator que dificulta seu controle é a capacidade que essa bactéria possui de adaptar um mecanismo de invasão e penetrar na célula. Uma vez em seu interior, permanece por lá escondida sem que seu hospedeiro consiga destruí-la por meio de mecanismos imunes. Isso explica a dificuldade do controle da salmonela por meio do uso de antibióticos.
“A vacinação contra essa bactéria vem ganhando cada vez mais adeptos com cepas que promovem a proteção cruzada. Além de atuarem na redução da contaminação de carcaças no abatedouro, mostram-se uma alternativa economicamente viável para empresas produtoras de carne de frango”, acrescenta o médico-veterinário Eduardo Muniz, Gerente de Serviços Técnicos da Zoetis.
“As vacinas vivas bacterianas contra a salmonela, além de protegerem contra o patógeno, representam uma alternativa aos antimicrobianos e ativam a imunidade inata e adquirida das aves”, diz Muniz.

Poulvac ST
Vacina viva que atua no combate à Salmonella Typhimurium e à Salmonella Heidelberg em frangos de corte e matrizes, Poulvac ST é recomendada também para poedeiras comerciais.
Aplicada em duas doses, a primeira ainda no incubatório por spray, nos primeiros dias de vida, e a segunda administrada no 14° dia de vida da ave por meio de água de bebida, promove a imunidade celular e estimula produção de IgA (imunoglobina A) no trato digestivo. “A proteção contra infecção por salmonela garantida dessa forma é de grande importância, principalmente para frangos de corte”, finaliza Muniz.
Sobre a Zoetis
Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 65 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 11.300 funcionários. Em 2020, obteve faturamento de US$ 6,7 bilhões de dólares. Para outras informações, acesse http://www.zoetis.com.br.

Informações à imprensa:
Little George