Como manter e disseminar a cultura organizacional no ambiente digital

A pandemia causada pela Covid-19 foi responsável por acelerar o processo de transformação digital nas empresas. Inclusive, uma pesquisa realizada pela consultoria PwC identificou que isso resultou em uma aceleração de dois a três anos nos planos de investimentos em áreas digitais. Na prática, essa mudança impactou diretamente nas relações de trabalho, que passaram a se restringir ao ambiente digital. Dessa maneira, a área de Recursos Humanos teve que lidar com um novo desafio no ambiente corporativo: manter e disseminar a cultura organizacional no formato online.

De acordo com Maria Fernanda Meireles, head de Pessoas e Cultura na Allya , HR tech com foco em benefícios corporativos e bem-estar financeiro, a cultura organizacional é o que diferencia uma empresa da outra. Afinal, processos podem ser copiados e até mesmo melhorados. \"Trata-se de um conjunto de valores, crenças e ações construído por um determinado grupo de pessoas com base em suas experiências de vida, que acaba definindo a forma como uma organização conduz seu negócio. Antes da pandemia, esse movimento era reforçado até mesmo em bate-papos casuais durante um cafezinho. Por isso, a distância da equipe pode enfraquecê-lo\", afirma.

A Allya, que encontra-se em home-office desde o início de março de 2020, atuava em três cidades e passou a operar em 17 regiões do Brasil. \"O aumento da distribuição dos colaboradores exige uma revisão na cultura organizacional, a fim de avaliar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados. Outro ponto de atenção é promover ações capazes de reforçar a união entre a equipe\", pontua Maria Fernanda. Entre as iniciativas recomendadas pela executiva, estão almoços virtuais, happy hours à distância, sessões motivacionais, webinars e cursos, além de ferramentas que otimizam a comunicação interna.

Uma alternativa para lidar com os processos digitais e facilitar a comunicação organizacional foi a adoção de vídeos interativos. Com o aumento significativo de reuniões on-line, o trabalho de pontuar estratégias, treinamentos e até mesmo um alinhamento se tornou mais complexo no ambiente corporativo digital. Dessa forma, os vídeos interativos foram incorporados ao processo para o contato com a equipe. Segundo Rodolfo Gomes, cofundador da PPT GO , startup especializada em apresentações de alto impacto e vídeos interativos, a taxa de interação por questionários aumentou em quase 60% com o uso de vídeos interativos. \"Utilizar este recurso deu a oportunidade de o departamento de Recursos Humanos conhecer e entender mais os colaboradores, traçando metas e estratégias internas para alcançar seus resultados\", reforça Gome, que completa, \"a interatividade traz humanização e faz com que, por meio do vídeo, o colaborador deixe de ser passivo e se torne um agente ativo no processo de aprendizagem\".

Líder em Digital Workplace Consulting pelo ISG pelo segundo ano, a ilegra , empresa global de inovação, design e software, comenta que a jornada digital do colaborador deu um salto no início da pandemia e, com isso, houve a necessidade de evoluir a cultura organizacional, facilitar novos modelos de trabalho e incentivar o desenvolvimento dos profissionais. Além disso, as lideranças têm tido um papel importante de prestar mais atenção nas suas equipes e manter uma rotina próxima. \"Um programa de digital workplace é uma estratégia de negócio que possibilita e incentiva a destreza digital da força de trabalho, por meio de um ambiente envolvente e intuitivo\", resume Caroline Capitani, VP de Design Digital e Inovação na ilegra.

Lorena Regina Queiroz Lana de Araújo, Gerente do RH da Group Software , empresa referência em desenvolvimentos de sistemas há 25 anos, comenta que o ambiente organizacional influencia diretamente no desempenho e na satisfação dos colaboradores no dia a dia. A empresa foca no bem-estar de todos, trazendo a psicologia para dentro da organização. Na plataforma do Group Consultas, o colaborador tem acesso a uma gama de profissionais gratuitamente, tais como: psicólogo, médico, advogado, contador, nutricionista, preparador físico etc. \"A ideia é o colaborador ter apoio quando precisar e, principalmente, encontrar um ambiente cooperativo humanizado\", reforça Lorena.

Editorias: Recursos Humanos
Empresa: Mayra Baptista Ribeiro