Revendedoras de veículos seminovos se preparam para retorno dos clientes às lojas
...

Com o avanço na vacinação, clientes aquecem demanda por compras presenciais. Lojas se adaptam ao modelo híbrido de vendas com atendimento personalizado ao cliente.

O mercado de veículos seminovos tem percebido nas últimas semanas, um aumento de clientes que preferem realizar a compra presencial nas revendedoras. Para atender o retorno dessa demanda, obedecendo todos os protocolos de segurança, as empresas estão se adequando. Na Carbig.com, por exemplo, a preocupação com a segurança e o conforto do cliente faz parte da rotina das 12 lojas espalhadas pela cidade.
A pandemia do novo coronavírus trouxe um novo modelo de vendas e atendimento ao cliente. Empresas do varejo, que passaram boa parte do tempo fechadas, tiveram que avançar no mercado online e investiram pesado no comércio pela internet. Para conquistar o cliente e promover as vendas, foi necessário muita criatividade. O comércio de carros usados, teve que se reinventar. “Sem a presença constante do cliente na loja física, foi necessário investir em plataformas online ainda mais eficientes, videochamadas com consultores, test drive em casa e até entrega do veículo em domicilio”, lembra Felipe Pessoa, diretor da Carbig.com.
No entanto, após seis meses da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil e abertura de vários setores do comércio, as lojas investem na preparação para o retorno dos clientes presenciais. “O cliente de um veículo seminovo é diferente de um zero km. Ele gosta de vir até à loja, de tirar as dúvidas com os consultores pessoalmente e ter a certeza de que está fazendo um bom negócio. Já estamos percebendo essa volta dos cliente às lojas. Inclusive estávamos com saudades deles. O brasileiro é um povo caloroso, que gosta de dar e receber afeto. Nós não vamos deixar de ser digitais, mas vamos proporcionar ao cliente a melhor experiência que ele quiser ter na loja”, conta o coordenador de vendas da Carbig Contorno, Rodrigo Lage Santana.
Para Felipe Pessoa, o modelo de vendas da Carbig é híbrido, ou seja, com possibilidade de começar o negócio pela internet e fechá-lo pessoalmente ou vice-versa. “É o cliente que escolhe o que for melhor para ele neste momento. Ainda estamos em pandemia e o nosso intuito é oferecer a melhor experiência, com conforto, segurança e comodidade. Estamos com nossas lojas preparadas para atender com eficiência tanto no presencial como no ambiente online”.
O médico Ricardo Antônio Duarte foi um dos clientes que fechou negócio em modelo híbrido na Carbig. Ricardo começou a sua procura por um Honda Civic pela internet. No site da Carbig.com ele deixou uma mensagem que foi captada pelo BDC da empresa, uma espécie de central de vendas. Em poucos minutos, o consultor entrou em contato com ele. “Peguei algumas orientações do veículo que vi na internet com o vendedor por whatsApp. No mesmo dia combinei de passar na loja da Contorno e acabei comprando o carro seminovo que tinha gostado”, lembra.
O representante comercial Cleber Rabelo Rezende, também fez questão de ir até uma loja presencial para comprar um novo carro. “Eu estava procurando pelo modelo City. Um amigo me ajudou nas buscas pela internet. Liguei para o vendedor e marquei de ir ver. Mas só consegui ir no outro dia e o carro foi vendido. Mas acabei olhando outro na loja e fiquei bastante satisfeito com que comprei, um Corolla 2017/2018. Ele estava bem na entrada da loja. Se eu não estivesse ali presencialmente talvez não teria comprado”, diz.
Na Carbig.com, maior revendedora de carros seminovos de Minas Gerais, algumas estratégias estão sendo tomadas neste retorno. A empresa investiu em novos totens digitais com tela dupla. “Na primeira tela temos todas as opções de veículos de nossas 12 lojas e site e na tela abaixo estão as ofertas da loja visitada. O totem é touch screen e totalmente interativo. O cliente consegue fazer a pesquisa ao lado do consultor e se não tem um veículo na loja a gente consegue achar em outra. Isso também pode ser feito no site, mas faz muita diferença estarmos ali do lado do nosso cliente”, explica Rodrigo Lage.
O coordenador de vendas também relata que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos e foram intensificados. “Os carros são higienizados, temos álcool em gel em todos os cantos e também higienizamos na frente do cliente a cadeira em que ele for sentar. Parece normal, mas muita gente vem aqui e fica muito satisfeita com esses cuidados e acolhimento. As pessoas não compram somente carros, elas compram experiência”.
Lage também ressalta que a Carbig.com tem um Comitê de Covid e preza pela saúde de seus colaboradores. “Nós temos uma campanha interna de incentivo à vacinação. Enviamos aos colaboradores as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde sobre as convocações da população e os dias e horários. Pensando na segurança de todos a gente incentiva a vacinação”, conclui.

Editorias: Automóveis e Automotores
Empresa: Wesley Machado