Empreendedorismo feminino de sucesso vai além de um negócio próspero, é preciso uma evolução integral para que o sucesso seja perene

Empreendedoras de diversas áreas se unem pelo desenvolvimento integral da mulher e dos negócios

No mês do empreendedorismo feminino, consolida-se que mais de 24 milhões de brasileiras têm seus negócios próprios, colocando o Brasil em 7º lugar no ranking mundial de empreendedorismo feminino. A expectativa é que este número cresça cada vez mais, e a comemoração deste 19 de novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebre também novas perspectivas, em um universo onde o que se busca não é mais apenas um negócio, é também a evolução, ou seja, a ocupação dos espaços sem a criação de conflitos ou ainda, minimizando seus impactos. Embora, muitas vezes, o empreendedorismo seja uma alternativa de sobrevivência, essas mulheres também são movidas pelo desejo de transformação, de superação, de experimentação e, principalmente, de realização.

Dois grandes exemplos de empreendedorismo feminino que seguem essa premissa uniram suas habilidades, e fortalecem um trabalho que tem como objetivo o desenvolvimento integral da mulher. Uma parceria entre a Integral Woman, entidade que visa o desenvolvimento completo de mulheres empreendedoras, e a AIs. Comunicação e Estratégia, agência feminina de inteligência em comunicação, retrata que a criação de negócios com propósitos, conduzidos para conquistar o equilíbrio físico, mental, espiritual, intelectual e profissional de mulheres é a receita de sucesso para o empreendedorismo.

De um lado, Tania Trevisan, fundadora da Integral Woman, entidade que nasceu em 8 de março de 2014 (propositalmente), como um projeto despretensioso de promover viagens turísticas a pequenos grupos de mulheres. No entanto, naquele mesmo ano, o trabalho ganhou destaque no Fórum Mundial das Mulheres Empreendedoras, da ONU Mulheres e, inesperadamente, alcançou Portugal e Espanha em poucos meses. A repercussão continua, e hoje reúne empreendedoras dos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Angola através de embaixadoras que atuam como pilares de integração e desenvolvimento para outras mulheres que desejam contribuir e participar do grupo. Tania conta que viu na AIs. Comunicação e suas soluções em inteligência estratégica a oportunidade que a IW precisava para consolidar no mercado seus projetos e meios de subsídios ao Integral Woman, agregando cada vez mais mulheres no grupo, e oportunizando a todas chances de evoluir seus negócios a partir de um crescimento individual.

“Ver a Integral Woman se desenvolvendo ainda mais, a partir de uma estratégia que eu mesma criei para ajudar mulheres do mundo inteiro a também ampliar seus negócios, é a concretização de um sonho. Pensar que, de um projeto criado despretenciosamente no Dia Internacional das Mulheres, eu teria a chance de ver seus resultados de networking aplicados para a sua própria evolução é a prova de que podemos superar desafios ainda maiores do mercado e, cada vez mais, fazer a diferença na vida de muitas mulheres”, esclarece Tania.

Do outro, Elizangela Grigoletti, jornalista e CEO da AIs. Comunicação e Estratégia, que explica que a parceria surgiu com a percepção de que sua empresa, que nasceu no ambiente digital em 2019 e teve um sucesso imediato, mesmo em um ano de crise devido a pandemia, poderia ir mais longe, e que não precisavam esperar mais por isso, mas sim ter relações que abrissem novas portas. A agência, liderada exclusivamente por mulheres, viu na Integral Woman a oportunidade de ampliar seus negócios a partir desse desenvolvimento integral e, agora, se prepara para um plano de internacionalização que se inicia por Portugal, mas que em 5 anos, estima abranger diversos outros países da Europa. E isso, segundo Elizangela, “é resultado dessa visão de equilíbrio de dentro para fora, que oportuniza uma evolução fundamental para que a mulher possa ir sempre até onde ela quiser”, explica.

A jornalista reconhece que essa troca de experiências, conhecimentos e networking entre a entidade e suas empreendedoras abre novas oportunidades para todas, e a parceria é um exemplo prático de como isso pode influenciar na performance de seus negócios. “Mulheres empreendedoras já possuem iniciativa e garra por natureza e, quando estão unidas por um propósito comum, tudo fica mais fácil. Conciliar essas características com questões interiores, que promovam o apoio e o bem estar dessas mulheres, traz perspectivas que impactam diretamente em seus empreendimentos e possibilidades de crescimento, permitindo às empreendedoras ascender além do que imaginaram, comprovando que o desenvolvimento integral nos leva mais longe.” “Empreendedorismo de sucesso é ter uma mulher de negócios feliz, completa, plena em sua realização e naquilo que ela buscou”, finaliza.

A parceria entre a Integral Woman e AIs. Comunicação e Estratégia está só começando, mas já oportuniza o avanço das duas organizações e a concretização de sucesso de suas empreendedoras, que acreditam que em breve colherão os frutos dessa aliança com foco na integralidade da mulher. A Integral Woman, que já lançou um marketplace para a comercialização de serviços e produtos das empreendedoras em agosto – o Integral Woman club – agora, consolidará o foco da entidade no desenvolvimento intelectual, através de viagens de experiência e sua referência em eventos e treinamentos baseados em valores como prosperidade, atitude, inspiração e expansão. “Se você tem autoconhecimento, você consegue perceber qual é o seu melhor talento. E sabendo o seu melhor talento, você consegue se destacar onde quiser”, explica a fundadora da IW. Já a AIs., aposta nos novos mercados para expandir sua expertise, que usa a inteligência de dados para direcionar e ampliar as estratégias de comunicação e posicionamento de seus clientes, comprovando que os desafios de 2020 só somaram nas expectativas da empresa, que com apenas um ano de atuação, já conta com sólidos resultados de faturamento. “A inspiração que move cada mulher ao empreendedorismo é distinta, mas os componentes que fazem elas se sentirem plenas nessa trajetória são os mesmos – autoconhecimento, equilíbrio, apoio e transformação – são condições que representam parte fundamental do nosso sucesso, pois acompanham claramente as necessidades do próprio mercado”.

O empreendedorismo feminino demonstra que está no auge de sua evolução. Não importa o tipo de negócio ou onde ele se estabeleça, o fato é garantir em que bases ele se apoia. Se os desafios do passado vinham de fatores externos, hoje, o segredo está dentro de cada mulher, no que ela e sua rede de apoio conseguem promover para sí e, consequentemente, para aplicar ao seu negócio e na gestão dos seus resultados.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Feminina  Negócios  Propaganda e Marketing
Empresa: AIS COMUNICAÇÃO E ESTRATEGIA
Contato: Ligia Gabrielli