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Hospital Santa Catarina (SP) conquista recertificação do principal selo de Acreditação Hospitalar mundial
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O Hospital Santa Catarina (HSC), de São Paulo, acaba de conquistar a recertificação pela Joint Commission International (JCI), principal selo de Acreditação Hospitalar mundial, para um novo ciclo de três anos. O “Selo de Aprovação JCI Gold” atesta que as práticas do hospital têm foco na segurança e no atendimento de qualidade aos pacientes.

No início de agosto, o HSC recebeu os avaliadores da JCI para uma semana de acompanhamento por meio de tracers em prontuários, auditorias in loco e entrevistas com os colaboradores. O objetivo era observar se o Hospital cumpre todas os requisitos exigidos para garantir a segurança dos pacientes, em todas as etapas do processo de atendimento, cirurgia e internação, da admissão à alta. A certificação também atesta que o hospital educa, treina e testa continuamente toda a equipe sobre suas funções para um atendimento ao paciente seguro e eficaz.

Principais requisitos para a certificação
A avaliação é composta por pilares essenciais envolvendo metas internacionais da área da saúde, além de elementos de mensuração relacionados a: direitos do paciente e da família; avaliação dos pacientes; atendimento aos pacientes; anestesia e cuidados cirúrgicos; gestão e uso de medicamentos; melhoria da qualidade e segurança do paciente; prevenção e controle de infecções; gestão e segurança das instalações; qualificação e educação de pessoal; gestão de informações.
Entre os elementos avaliados estão, por exemplo, os direitos do paciente e da família de receberem informações adequadas sobre a condição do paciente e do tratamento proposto, a gestão segura de medicamentos, por meio da revisão das prescrições e o correto uso de um sistema para dispensar medicamentos na dose, horário e para o paciente certo.

A segurança do paciente cirúrgico, que inclui cuidados com a anestesia e minuciosos processos para verificação pré-operatória e de conferência de saída, também é levada em consideração. A JCI avalia, ainda, a gestão de informações, para garantir que os registros e informações estão protegidos contra perda, adulteração e acesso não autorizado, e a segurança das instalações do hospital, para que os ambientes tenham planejamento para reduzir riscos aos pacientes, famílias, funcionários e visitantes, incluindo inspeção, teste e manutenção de equipamentos.

Perspectivas para o novo ciclo

De acordo com o diretor executivo do Hospital Santa Catarina, Denilson de Santa Clara, a certificação atesta que a Instituição possui e realiza a gestão eficiente de informações necessárias para priorizar recursos e montar planos estratégicos de melhoria contínua no desempenho diário dos diversos setores. “Uma instituição de saúde deve trabalhar sempre para aprimorar padrões de excelência nas áreas médica, assistencial e de gestão, valorizando ainda mais a nossa missão, que é acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida. O resultado da auditoria da JCI mostra que temos aqui uma equipe de colaboradores, médicos, enfermeiros, entre outros profissionais, engajada e comprometida em prestar um atendimento humanizado, acolhedor e seguro aos nossos pacientes, atributos que se mantêm aderentes ao nosso Hospital mesmo em tempos de pandemia”, afirma o executivo.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Serviços  Saúde  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Rafael de Paula Teixeira  
Contato: Rafael Teixeira  
Telefone: 11-993803668-

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