Três óleos essenciais para mudar os cuidados com seus cabelos
Três óleos essenciais para cuidar dos cabelos de maneira natural. Roman Samborskyi | Shutterstock.

O inverno tende aumentar a preocupação com os cuidados com os cabelos. As temperaturas mais frias da estação podem causar ressecamento, aumento da oleosidade, queda de cabelo, danos pelo uso excessivo de secador ou de água muito quente, e esses são apenas alguns dos problemas pelos quais os fios tendem a passar durante essa época do ano. Mas o inverno não é o único vilão, e quem deseja ter cabelos bonitos e bem cuidados deve cuidar de sua saúde durante todo o ano.

A aromaterapia, ciência que trata dos usos e benefícios dos óleos essenciais nos cuidados integrais com a saúde, apresenta de maneira simples e totalmente natural, diversas soluções para quem busca deixar as madeixas sempre saudáveis. Abaixo, o Aromaterapeuta André Ferraz lista três óleos que fazem toda diferença nos cuidados com o cabelo.

1. Alecrim QT Cânfora
O óleo essencial de Alecrim, do quimiotipo cânfora, é mais conhecido por suas propriedades emocionais. Conhecido como o óleo dos estudantes, ele ajuda a aumentar o foco, diminuir o cansaço mental e a melhorar a memória. Mas entre suas diversas propriedades menos conhecidas, o óleo de Alecrim QT cânfora, é um excelente parceiro nos cuidados com cabelos.
Observando o uso correto, ele ajuda a evitar o aparecimento de caspa, evita queda de cabelo e ainda incentiva o crescimento saudável dos fios. O Aromaterapeuta André Ferraz, conta que nunca viu nada parecido com o Alecrim para crescimento de cabelos. “Teve uma paciente minha que precisou parar o tratamento no meio porque tinha crescido além da conta.”

2. Ylang Ylang
Ylang Ylang é o nome de uma árvore nativa de ilhas do oceano Pacífico. O óleo essencial extraído de sua flor é conhecido por seu aroma floral e sensual, e por isso é considerado um potente afrodisíaco. Mas suas propriedades vão bem além disso.
É um dos óleos que mais auxiliam nos cuidados com os cabelos, dando brilho e auxiliando no crescimento e na manutenção dos fios, prevenindo sua queda, André Ferraz explica que esse óleo essencial é fantástico para todos os tipos de cabelo “Se você vai usar os óleos nos cuidados com cabelo, ou então indicá-los para algum tratamento, o Ylang-Ylang muito provavelmente vai ser parte da sua sinergia”, conta.

3. Lavanda francesa
A lavanda francesa é considerada a queridinha dos óleos essenciais. Com diversas utilidades, como auxílio no controle de ansiedade e insônia, por exemplo, é um óleo que não costuma faltar no estoque de ninguém. Mas além de cuidados da psico-aromaterapia, a lavanda é bastante eficiente nos cuidados dermatológicos e capilares.
Entre os seus usos, o auxílio no tratamento de acne, dermatites, alergias e ferimentos são bastante efetivos e pode-se dizer mais conhecidos, mas o óleo de lavanda também é excelente para manutenção da saúde capilar “Devido às suas propriedades antioxidantes, ele é um rejuvenescedor”, explica André Ferraz.

Editorias: Estética e Beleza  Feminina  Saúde
Empresa: Viver de Aromas