Já disponível no Brasil plataforma europeia para Construção Civil
LOGOTIPO DAS MARCAS CONSTRUSPACE E VIUS SOBRE UM FUNDO CINZA COM UMA ESTRUTURA TRAPEZOIDAL

A ConstruSpace, marca de empresa de tecnologia sediada em Portugal, com atuação no mercado da construção na Europa, já está disponível no Brasil para registro e utilização.

A startup brasileira Vius, plataforma de e-marketplace de nicho voltada exclusivamente para o mercado de materiais e equipamentos de construção, assinou em dezembro de 2019 uma parceria estratégica com a ConstruSpace, com o objetivo de trazer para o mercado brasileiro de construção civil soluções de inovação com tecnologias desenvolvidas inicialmente para o mercado europeu.

Com essa parceria, construtoras, profissionais e consumidores em geral do setor privado ou público terão acesso a várias funcionalidades e facilidades. Assim, entre outras vantagens, está a possibilidade de lançarem e gerenciarem suas solicitações de propostas ao mercado, e realizarem suas cotações e contratações de modo estruturado e seguro.

Pandemia coronavírus (COVID-19)

A parceria decidiu, mediante as condições atuais do mercado. por manter promocionalmente pelos próximos meses todas as funcionalidades disponíveis livremente para uso sem nenhuma cobrança.

Com quatro faixas de assinatura (Starter, Business, Premium e Enterprise), sendo a primeira faixa gratuita, o acesso e uso da plataforma começa pela registro, que pode ser efetuado pelo site da empresa.

O que motivou a parceria

Desde seu plano de negócios, a Vius estabeleceu como premissa a necessidade de atender todos os processo de suprimentos na construção civil. Consequentemente, sem ter identificado no mercado nacional algo que realmente se aproximasse das necessidades atuais do setor, a ação prevista seria investir no desenvolvimento completo de uma solução, contudo, essa medida levaria algum tempo.

Reconhecida a urgência sobre a necessidade de uma ferramenta para atender ao mercado na gestão de fornecedores, a ConstruSpace foi identificada como resultado de minucioso processo de busca e análise de alternativas.

A ConstruSpace possui uma solução robusta e totalmente aderente às características do mercado brasileiro de construção civil.

Iniciaram-se as primeiras conversas e em dezembro de 2019 foi assinada uma aliança estratégica (Non-corporate Joint Venture) entre as empresas das marcas ConstruSpace e Vius.

Sobre a ConstruSpace

Com empresa sediada em Portugal e operações nesse e em outros países da União Europeia, a ConstruSpace é uma marca que engloba um conjunto de soluções digitais desenvolvidas especificamente para o setor da construção civil. A ConstruPlan é a primeira das soluções da ConstruSpace a estar disponível para uso no Brasil.

ConstruPlan

A ConstruPlan é uma plataforma online desenvolvida especialmente para auxiliar o setor da construção civil de obras privadas ou públicas. Os processos de orçamentação de um projeto são longos e complexos. Como resultado, as informações geralmente ficam dispersas entre e-mails, anexos, planilhas, papéis não digitalizados, em bancos de dados, etc.

As várias especialidades de um projeto requerem múltiplos orçamentos de diferentes fornecedores. Portanto, há necessidade de sincronizar versões de documentos e consolidar vários e-mails, arquivos e contatos. A ConstruPlan centraliza as informações em num único local, possibilitando como resultado gerenciar todo o processo de orçamentação dentro da aplicação até a sua conclusão.

De uma forma simples para quem o utiliza, a solução intermedeia e centraliza a comunicação entre os departamentos e pessoas responsáveis por tratarem dos orçamentos de construção civil e dos fornecedores. Portanto, logo que as solicitações de propostas são lançadas dentro da plataforma ConstruPlan, são criados os processos de gestão de toda a informação. Por exemplo, os usuários podem, entre outras características:
Adicionar especialidades;
Pesquisar e adicionar fornecedores;
Convidar os fornecedores a participarem das solicitações de propostas;
Gerir prazos limites de participação;
Anexar arquivos.

As principais vantagens da ConstruPlan estão em permitir reduzir significativamente o tempo gasto no processo de orçamentação e oferecer-lhe total transparência e governança. Resumindo, contribui para garantia da integridade nos negócios do setor da construção civil.

Próximos passos

Diante a robustez e a facilidade na utilização da plataforma e ao exemplo já ocorrido na Europa, as empresas acreditam em uma rápida adesão e utilização da plataforma no Brasil. Nos próximos meses serão preparadas novas funcionalidades para a ConstruPlan e a liberação da ConstruJobs, a próxima plataforma da ConstruSpace a ser disponibilizada para a construção civil no Brasil.

Sobre a Vius

Criada em 2019, a Vius tem como objetivo ofertar uma plataforma de e-marketplace de nicho, voltada exclusivamente para o mercado de materiais e equipamentos de construção.

Por não ser generalista como os sites que vendem de tudo, a Vius busca atrair compradores de todos os tipos de obras. Fabricantes, lojistas e distribuidoras encontram um canal de vendas preparado para ser fácil, rápido e seguro.

Editorias: Construção e Arquitetura  Economia  Industria  Negócios  Serviços
Empresa: VIUS