E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Dados apontam aumento de 60% de incêndios em SP: medida simples pode evitar os casos
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Dados apontam aumento de 60% de incêndios em SP: medida simples pode evitar os casos
...

Um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo aponta que o índice de incêndios no mês de março aumentou em 60%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. São 4.089 ocorrências em 2020, contra 2.560 em 2019, e uma das causas apontadas é o aumento do uso irresponsável de álcool 70% e o aumento do tempo passado em casa, durante o isolamento social. O uso dos sprinklers, em residências e locais comerciais, é uma das soluções recomendadas para o combate do incêndio, já que pode detectar e controlar as chamas, até a chegada dos bombeiros, ou apagar o fogo, em caso de pequenos focos.

Mesmo com as cidades paradas, acidentes não deixam de existir. Segundo o site especializado Medical News Today, cansaço e preocupação influenciam diretamente no nosso sono, o que reduz a capacidade de funcionamento dos neurônios, causando lapsos cognitivos, ou seja, maior probabilidade de falta de atenção, podendo resultar em acidentes domésticos, como a utilização do álcool 70% perto do fogão.

Com o objetivo de atender as vítimas do COVID-19, estão sendo realizadas, em todo o país, reformas aceleradas para ampliações de hospitais e construção de hospitais de campanha. Mesmo com a agilidade que o momento pede, não podemos deixar de pensar no combate e prevenção de incêndios, principalmente pela aglomeração de pessoas nestes locais e deficiência nos serviços de brigada por conta da sobrecarga.

Mesmo que pareçam uma solução simples, os sprinklers são dispositivos efetivos e práticos que atuam na proteção de bens materiais e humanos, sendo forte aliado e decisivo no combate destes incêndios. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), Felipe Melo, “O aprendizado que ficou diante de tantas tragédias deixa claro que é preciso fomentar o desenvolvimento de uma cultura de prevenção, a fim de proteger vidas e preservar patrimônios”.

Como os sprinklers funcionam?

O sprinkler é um dispositivo fabricado em latão revestido de uma cobertura resistente a corrosão e possui uma espécie de “gatilho”, um elemento termo sensível, chamado bulbo. O bico é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por uma tampa travada pelo bulbo. No interior do bulbo, um líquido se expande a uma determinada temperatura, de maneira que a cápsula seja rompida quando um incêndio for iniciado.

Quando atingida uma temperatura pré-estabelecida, o sprinkler entra em operação automaticamente, liberando água de forma rápida e de maneira circular, atingindo uma área aproximada de 16m², propiciando tempo de fuga para os ocupantes do local e diminuindo perdas materiais. Além do alastramento do fogo, consequentemente, o sprinkler também ajuda a evitar a propagação de fumaça tóxica e falta de visibilidade.

Sobre a ABSpk
A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinklers, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida.

Editorias: Construção e Arquitetura  Serviços  Seguro e Previdência  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Renata da Silva Monteiro  
Contato: Renata da Silva Monteiro  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.