2W Energia inicia sua operação de Virtual Power Plant

Plataforma inteligente permite que consumidores monetizem com a redução de consumo de energia

A 2W Energia, uma das maiores cleantechs do país que democratizou o acesso à energia renovável para pequenas e médias empresas, lança sua plataforma de Virtual Power Plant, com o suporte da consultoria Volt Robotics. A solução possibilita que consumidores de energia monetizem reduções feitas em seu consumo, por meio do programa de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica (RVD), anunciado pelo governo federal no último mês de agosto.

A plataforma permite que empresas, ao reduzirem ou desbloquearem o consumo de energia para fora dos horários de pico do sistema elétrico, passem a ser remuneradas pela iniciativa. Com o uso de tecnologia desenvolvida em conjunto com a Volt Robotics, a 2W vai agregar cargas de consumidores com menos de 5MW, os quais hoje não conseguem participar do programa do RVD, democratizando a possibilidade de monetização da redução de consumo. A 2W fica responsável por todo o processo para seus clientes, incluindo avaliação do Operador Nacional do Sistema (ONS) e aprovação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

“O produto é muito interessante, pois é possível bidar com preços elásticos. É uma oportunidade para empresas que tenham flexibilidade na linha de produção ou que possuam geradores, se beneficiem e contribuam com o sistema nesse momento crítico que o país está passando”, explica Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.

O produto foi desenvolvido em resposta ao apelo Ministério de Minas e Energia para que mais empresas se juntem ao programa do RVD em razão da crise hídrica atual. Segundo dados de afluência do Sistema Interligado Nacional (SIN), o Brasil vive a pior condição hidrológica no país dos últimos 91 anos. Os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão com cerca de 15% da sua capacidade e até o fim de outubro, o ONS prevê que esses níveis devem chegar a 12%.

Virtual Power Plant

As Usinas Virtuais de Energia, ou Virtual Power Plant (VPP), buscam integrar várias unidades de energia renováveis em energia para empresas, geradores e sistemas de armazenamento de energia. Os negociantes de energia dentro de um VPP podem então usar dados em tempo real para aprimorar a previsão e o comércio de energia renovável. Os VPPs são dinâmicos, fornecem valor em tempo real e podem reagir rapidamente às mudanças nas condições do cliente.

O modelo de Virtual Power Plant já é uma realidade em mercados desenvolvidos como Estados Unidos, Europa e Austrália, onde geradores eólicos, solares, térmicos, consumidores e sistemas de armazenamento se conectam para otimizar fluxos de geração e comercialização de energia. Na Califórnia, por exemplo, a empresa Ohm Connect chega a pagar para clientes que deixem de consumir energia em horários de pico.

Sobre a 2W Energia

A 2W Energia possui um modelo de negócios único no setor, liderando a segunda onda de investimentos no mercado de energia brasileiro, com foco no cliente, na democratização, no digital e na inovação, sempre respaldado pelos ativos de geração própria para ofertar energia limpa e renovável aos seus clientes. Somos uma plataforma digital e integrada de soluções energéticas com redução na conta de energia, com o uso de energia renovável para os consumidores. Com uma carteira de 2.150 clientes, contamos com uma equipe comercial espalhada por todo o País e um projeto de geração com 1,1 GW de capacidade instalada. Somamos mais de 600 agentes autônomos em todas as regiões do Brasil. Para mais informações, acesse: 2wenergia.com.br.

Atendimento à imprensa:

RPMA Comunicação