As vantagens de comprar terreno em condomínio fechado
Condominio Le Jardin

Nessa última década, como os índices de marginalidade cada vez mais crescentes em quase todas as capitais, a procura por terrenos em condomínio fechado cresceu exponencialmente.

Muitas construtoras apostando nisso acabaram por investir seus esforços direcionando o orçamento da companhia para esse segmento.
Mas, é realmente vantajoso morar em um condomínio fechado?
Essa pergunta é feita por muitas pessoas antes de decidirem pela compra do seu terreno, e claro, como em todo negócio existem suas vantagens e desvantagens.
O que se deve levar em consideração nesse caso é se as vantagens são superiores as desvantagens. Separamos algumas questões para você fazer a sua melhor escolha!

Preço do Terreno

Em linhas gerais o preço de um terreno em condomínio fechado é maior do que em bairros abertos. Isso é justificado por alguns fatores como:

• Maior segurança;
• Espaços de lazer;
• Tendência maior de valorização;
• Maior liberdade.

Diante dessas questões podemos ver que o fator preço embora possa parecer um aspecto negativo desencorajando muitas pessoas a comprarem um terreno em condomínio fechado é justificado pelos benefícios que trazem, e dessa maneira o que deve ser colocado na balança é o custo benefício do imóvel que está adquirindo.

Valorização do Imóvel

Sem sombra de dúvidas a valorização de imóveis em condomínio fechado será sempre maior do que em bairros abertos.
Isso talvez possa não ser uma regra geral, visto que alguns condomínios, talvez pela distância que possuem dos grandes centros acabam não decolando.
Mas, normalmente a valorização sempre é superior a bairros abertos, o que consequentemente irá também agregar mais valorização ao seu imóvel construído.
Considerado o fator risco, ao adquirir um terreno em um bairro aberto, depois de algum tempo pode vir uma indústria a montar uma unidade próxima sua casa tirando a valorização do local, ou pior ainda, imagina se instalam um aterro de lixo perto do local?

Visto essas questões, a valorização do imóvel será sempre superior dentro de condomínios fechados do que em bairros abertos, salvo raras exceções.

Segurança e Lazer

Sem dúvidas as características que possibilitaram um crescimento do setor, a Segurança e Lazer são os fatores chave que fazem as famílias procurar terrenos em condomínios fechados.

Com a criminalidade aumentando cada vez mais, os Pais independente da idade em que se encontram buscam dar mais segurança para família, e também desfrutar de mais tempo de lazer sem se preocupar com roubos.

Muitos condomínios oferecem áreas de lazer completas como playground, piscina, academia, quadra poli esportiva, substituindo praticamente um clube.

Dessa maneira, se existe algum fator que realmente coloca os condomínios fechados acima de qualquer bairro aberto, a segurança e o lazer são esses fatores.
Padronização. Se você deseja conhecer um Condomínio Fechado de Alto Padrão em Brasília, não deixe de conhecer o Condomínio Le Jardin.

Claro que não é uma regra geral para todos os condomínios, mas em suma, vale a pena comprar terrenos em condomínio fechado, pois geralmente as casas irão obedecer a um determinado padrão de construção.

Considerando esse aspecto, será bem improvável que algum vizinho faça algumas gambiarras na construção que por muitas vezes geram problemas e até mesmo atritos entre as pessoas.

Como dentro de um condomínio existem algumas regras dentro do estatuto, um síndico, uma assembléia constituinte o condômino acaba tendo essa segurança jurídica a seu favor, garantindo realmente uma maior comodidade.
Podemos listar abaixo alguns itens de padronização existentes dentro de um condomínio fechado:

• Definição de um tamanho mínimo de área construída;
• Altura máxima que pode ser feito a construção;
• Recuo em relação à calçada;
• Limitação em relação ao muro da casa, geralmente não sendo permitido mantendo a frente da casa aberta;
• Calçadas ecológicas geralmente com espaços para grama;
• Altura do muro lateral que divide os terrenos.

Encontrou mais vantagens do que desvantagens?

Naturalmente a tendência pela opção de construção em condomínio fechado será de alta. Dessa forma, mesmo que existam algumas pequenas desvantagens, as vantagens são imensamente maiores.

Não é a toa que grandes construtoras vem avançando cada vez mais nesse nicho de mercado, inclusive para pessoas de baixa renda, como os programas Minha Casa, Minha Vida que hoje são mais facilmente encontrados em pequenos apartamentos dentro de condomínios que oferecem inclusive estrutura de lazer conjunta. Então, o que está esperando para decidir?
Entre em contato conosco, tire suas dúvidas, faça suas perguntas, teremos prazer em poder ajudá-lo nessa decisão, afinal, é a razão da sua vida e da sua família.

Editorias: Imóveis  Negócios
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Jurandyr da Silva Leal
Contato: Jurandyr Leal