Cloud, sua companhia de viagem

Por: Wagner Arnaut, CTO IBM Cloud da IBM Brasil

Nos últimos dez anos, a tecnologia facilitou e melhorou muito a experiência das viagens de férias. Graças à cloud computing, as empresas de viagem agora podem oferecer serviços digitais personalizados com base na localização e comportamento dos usuários para tornar as viagens mais relaxantes e acessíveis.

Mas lembre-se por um momento da experiência e de quanto tempo duravam os voos e as viagens de carro sem as tecnologias baseadas na nuvem. Imagine uma viagem para a casa dos avós sem fazer o check-in instantâneo da companhia aérea ou utilizar o aplicativo que mostra qual caminho tem menos trânsito. E a experiência de ouvir música durante as viagens de carro ou avião, levávamos pilhas ou caixas de CDs pois eles tinham que estar conosco fisicamente.

Muitas mudanças em uma década

Para preparar o cenário, voltemos a 2009, quando os smartphones estavam apenas começando a fornecer informações aos viajantes. Os aplicativos móveis mostravam o status dos voos e a disponibilidade de quartos de hotel, mas não muito mais que isso. O setor de viagens em geral estava começando a tirar proveito de uma nova onda de tecnologia digital. Por exemplo, o serviço de celular 3G estava decolando, marcando a aceleração da transformação digital com taxas de transferência de dados mais altas para aplicativos que exigiam uma banda maior.

Mas não eram apenas os dispositivos dos clientes que engatinhavam, as companhias aéreas, os hotéis e as empresas de aluguel de carros não possuíam a infraestrutura de TI apropriada para dar suporte e alavancar os dados dos clientes para fornecer todos os serviços digitais necessários. Em 2009, a computação em nuvem estava em sua infância e a maioria das empresas ainda não executava aplicativos de negócios na nuvem. Poderíamos dizer que as pessoas ainda estavam viajando como se fosse 1999.

Uma nova era para as viagens

Atualmente, é possível que os passageiros atualizem suas reservas por meio de um chatbot, paguem combustível com seus telefones, façam check-in ou remarquem um voo em segundos enquanto se dirigem aeroporto utilizando um serviço de transporte por aplicativo.

Embora esses viajantes possam não perceber, para que esses serviços digitais funcionem as empresas de viagens estão renovando completamente seu arsenal tecnológico para tornar os dados e itinerários de seus clientes um ativo central que possa ser explorado. Durante anos, as empresas tiveram dados espalhados em vários ambientes: bancos de dados legados isolados por segmento de negócio, enquanto os ambientes de TI locais ou privados lidavam com dados confidenciais. Mas a infraestrutura da era de 2009 não foi suficiente para clientes que esperam ofertas digitais mais personalizadas e controle completo sobre suas agendas de viagens.

Para atender a essas demandas e inovar mais rapidamente, muitas empresas recorreram a estratégias híbridas de nuvem para gerenciar, migrar e alavancar dados existentes em diversos ambientes. E por causa disso, agora elas podem acessar dados críticos em conjunto com tecnologias avançadas de nuvem (contêineres, IA, IoT) que aceleram a entrega de experiências digitais de ponta. Com uma infraestrutura em nuvem da era de 2019, podemos experimentar uma temporada de viagens de férias muito diferente da de 2009.

Por exemplo, adotando tecnologias nativas da nuvem, como microsserviços, as companhias aéreas podem criar ferramentas digitais que aprimoram a experiência do cliente. Um desses avanços é como os passageiros agora podem evitar a opção tradicional de esperar na fila para o check-in e, em vez disso, podem tirar proveito das soluções digitais que lhes permitem gerenciar diretamente sua viagem, incluindo o processo de check-in, a seleção de assentos e cartões de embarque.

As companhias aéreas também estão transferindo aplicações críticas para a nuvem para garantir que aplicativos automatizados orientados para o cliente forneçam informações específicas de local em tempo real, para dar rapidamente aos passageiros detalhes específicos sobre alterações de voo. Os clientes apreciam esses tipos de serviços personalizados, especialmente quando encontram atrasos e cancelamentos. Enquanto as filas para check-in são gigantescas, os clientes que usam esses aplicativos podem fazer o check-in, alterar o horário do seu voo, marcar o seu assento e depois comer algo ou relaxar. E a experiência com os documentos digitais, antigamente precisávamos de carregar “um monte” de papéis para o embarque, como documentos e passagens. Atualmente apenas precisamos de um smartphone e, tanto o documento como os bilhetes são digitais.

Os aventureiros da estrada também se beneficiam de serviços digitais que rodam na nuvem. Os aplicativos de recompensas e fidelidade das cadeias de postos de gasolina, por exemplo, aproveitam a nuvem para processar e analisar dados de transações móveis enquanto os motoristas abastecem seus carros, recompensando-os instantaneamente por suas compras e retornando à estrada mais rapidamente. Esses aplicativos também priorizam a segurança, permitindo que os clientes paguem pela lavagem de carros e combustível por meio do aplicativo, em vez de usar um cartão de crédito.

Hoje, todos nós podemos esperar uma viagem mais fácil por terra ou por ar às casas de nossos entes queridos - e podemos agradecer à nuvem por tornar isso possível.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Cultura e Lazer
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Thaís
Contato: Thaís