Qualificação de fornecedores: uma ferramenta de qualidade

As ferramentas de qualidade proporcionam aos gestores diversas possibilidades de se avaliar as causas de não conformidades de produtos e processos e, também, são fundamentais na tomada de decisão para as tomadas de ações corretivas. Kaoru Ishikawa é o responsável pela implementação e por difundir as sete ferramentas da qualidade, que segundo Melman e Chatalov (2017, p. 5), “são ferramentas para análise e determinação de parâmetros a serem utilizados para a obtenção de produtos e serviços cada dia mais confiáveis e com maior índice de qualidade”. Tendo como base essa definição, fica claro que o processo de qualificação de fornecedores é uma nova ferramenta de qualidade, pois de maneira preventiva, auxilia as empresas na melhoria contínua de seus processos, tendo como pilar a qualidade das matérias primas adquiridas.

Tratando-se dos fornecedores de matéria-prima, Brito et al. (2016, p. 105) explicitam que conhecê-los adequadamente auxilia a empresa em seus planejamentos, acarretando em resultados melhores para indústria, além de fazer parte da estratégia de gestão. O impacto sobre decisões erradas ou protocolos não seguidos pode gerar a uma perda de credibilidade junto ao cliente através de fornecimentos de produtos fora das especificações garantidas. Tendo em vista sua importância dentro de uma organização, o processo de qualificação pode ser encarado como uma ferramenta de qualidade, pois permite ao cliente criar metodologias de avaliação que permitem avaliar, reavaliar e tomar ações quando os requisitos exigidos não atendem aos parâmetros estabelecidos.

Qualificar fornecedores requer conhecimentos de conceitos, legislações, das necessidades da própria empresa e principalmente dos anseios do cliente final, e para a nutrição animal não é diferente, tanto que a Instrução Normativa nº 04 deixa explícito que as empresas que fabricam alimentos para a nutrição animal “devem especificar os critérios utilizados e os procedimentos adotados para a qualificação de fornecedores”. (2007, p.8). Não basta apenas ter um bom relacionamento com seu fornecedor, também se faz necessário periodicamente auditar estes.

Desta forma, pode-se concluir que o processo de qualificação de fornecedores pode sim ser uma ferramenta de qualidade, e como tal, deve ser utilizada de forma a garantir a inocuidade dos produtos adquiridos. Não existe uma fórmula padrão de se homologar fornecedor, o que existe neste caso é a empresa implementar um método eficiente e eficaz que atenda suas necessidades e as expectativas dos seus clientes.

Alesandro José Pereira é Coordenador de Garantia da Qualidade – Quimtia Brasil

Quimtia Brasil
A Quimtia Brasil é especializada na produção de insumos direcionados para o setor de nutrição animal. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa possui um amplo portfólio de produtos, serviços e conhecimentos em diversos mercados na América Latina (Brasil, Argentina, Peru e Colômbia) e na Ásia (China). Possui duas centrais de produção: uma de pré-mistura e outra de rações para animais de laboratório. Além de dois centros de distribuição com a mais completa infraestrutura logística. Para garantir a qualidade de seus produtos e satisfação dos clientes, conta com laboratório de análises bromatológicas junto ao processo de produção e oferece ainda um gama de serviços adicionais: assistência técnica no campo, os serviços de nutrição e as análises de matérias primas, entre outros.

Editorias:   Alimentos  Animais  Economia  Negócios
Empresa: Thalita Welke