Doenças do coração são as que mais matam no Brasil e no mundo

30% das mortes no Brasil em 2018 foram por doenças cardíacas e tendência é de aumento.
29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, data de conscientização para cuidados com a saúde do sistema cardiovascular. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem em torno de 17 milhões de pessoas por ano, vítimas de doenças cardiovasculares. No Brasil, a média anual já chegou a 380 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos.
Com exceção de fatores genéticos que exigem cuidados especiais, cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas apenas com atitudes saudáveis, como não fumar, evitar álcool, praticar atividades físicas e manter dieta adequada.
“Quase metade da população brasileira passa por problemas de desequilíbrio no sistema cardiovascular. Em boa parte, devido à alimentação, à falta de atividades físicas e maus hábitos no cotidiano, levando a complicações com o tempo”, afirma Pedro Rubens, médico cardiologista do HSANP.
O diagnóstico precoce possibilita maiores chances de tratamento e deve ser incentivado. Exames de rotina são essenciais para detectar alterações significativas, ou silenciosas na saúde.
Problemas cardíacos não afetam apenas idosos. No Brasil, 11% das mortes ocorrem em pessoas dos 30 aos 46 anos. Além de cigarro e álcool, costumam ser fatores agravantes o estresse elevado, consumo de muitos alimentos gordurosos e carboidratos, excesso de peso, sedentarismo e colesterol alterado.

Sobre o HSANP
Investimento de um grupo de médicos e gestores especializados na área de saúde com mais de 20 anos de experiência, o HSANP é referência na Zona Norte da Grande São Paulo. Seu objetivo é servir à população, com atendimento qualificado, alta tecnologia e corpo clínico especializado.

Assessoria de Imprensa: Grupo Image
Égon Rodrigues