DEWALT: Número de acidentes na construção alerta para necessidade de soluções em segurança
...

Brasil registra uma morte por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos. Marca líder DEWALT desenvolve equipamentos que reduzem riscos em obras.

No Brasil, segurança no trabalho ainda é vista em grande parte como “gasto”, em vez de investimento. De acordo com dados registrados na Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2007 a 2017 foram registrados 1.324.752 casos de acidentes no trabalho. Destes, 703.193 foram acidentes de trabalho graves. A construção civil aparece como o 4° maior local de acidentes, perdendo apenas para hospitais, supermercados e administração pública.

Segundo o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, entre 2012 e 2018 foram contabilizados 17.200 falecimentos em razão de algum incidente, ou doença relacionados à atividade laboral. Entre as lesões mais comuns estão corte e laceração (734 mil casos - 21%), fraturas (610 mil casos - 17,5%), contusão e esmagamento (547 mil casos - 15,7%), além de torções (321 mil - 9,2%).

Em abril, Governo Federal, empresas e entidades sindicais uniram-se e lançaram a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat) 2019, para destacar a necessidade de adotar medidas para evitar acidentes e doenças associadas aos empregos.

Por atuar com a fabricação de ferramentas para uso profissional e industrial, a marca líder DEWALT entende a necessidade do investimento em soluções que tragam maior segurança. Trabalhos pesados em construções, reformas e outras tarefas que exijam uso de ferramentas específicas podem ser extenuantes. Movimentos repetitivos e posturas inadequadas podem causar lesões ao executar tarefas que demandam tempo e precisão.

“A DEWALT se preocupa com a segurança do cliente final, desenvolvendo equipamentos para melhorar a segurança do trabalhador, reduzir o esforço físico para evitar lesões e melhorar a eficiência e a produtividade”, afirma Rodrigo Carvalho da Silva, Instrutor de Treinamento da DEWALT.

Dentre as soluções da DEWALT para segurança no trabalho, destacam-se:

1 – CAV: Controle de vibração ativo para reduzir a vibração produzida pelos aparelhos, reduzindo esforço físico para o operador;

2 – Alças e estruturas que facilitam o transporte e movimentação;

3 – Empunhaduras Ergonômicas para facilitar o encaixe das mãos, garantir total controle do operador e assegurar melhor equilíbrio da ferramenta, como nas Chaves de Impacto DCF894B e DCF897B.

4 – Partes móveis de fácil manipulação para agilizar o trabalho, melhorar a produtividade e proteger o usuário durante o trabalho, como na Serra de Corte Rápido D28730.

5 – Peso reduzido das ferramentas, garantindo menos esforço físico ao usá-las por muitas horas;

6 - Interruptor com bloqueio contra o acionamento acidental, E-CLUTCH Embreagens Eletrônicas e freio eletrônico que desacelera o motor, imediatamente ao soltar o interruptor, como nas Esmerilhadeiras Angulares DWE4324.

7 – Iluminação LED na linha de corte e linha a bateria, para garantir segurança e precisão do trabalho em locais mais escuros, como nas Esmerilhadeiras Angulares DCG414T1 e outras mais.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Construção e Arquitetura  Economia  Industria  Saúde
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Égon Ferreira Rodrigues
Contato: Égon Rodrigues