Empresas de criação de vídeos crescem em São Paulo

O segmento audiovisual está em expansão desde o ano de 2010. No Brasil, há mais de 12 mil produtoras na área e esse número é igualmente alto em São Paulo. Afinal de contas, o estado é considerado referência para quem trabalha no setor.
Além do bom cenário geral, o Governo do Estado está liberando R$ 200 milhões em linhas de crédito para empresas e novos empreendedores ligados à criação de vídeos. A iniciativa faz parte do Programa de Investimento no Setor de Audiovisual de São Paulo (ProAV SP) e favorece o crescimento de negócios nesse campo.
Trabalhar com audiovisual oferece diversas possibilidades, desde a produção de obras publicitárias até a cobertura de eventos e desenvolvimento de filmes, séries e documentários.
Na Siaesp, ou Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, várias empresas estão cadastradas. Entre elas, há aquelas especializadas em dublagem, em cinema, no mundo digital, em sonorização, na criação de animações, entre outras.
Isso mostra a diversidade de oportunidades que o setor disponibiliza, não estando restrito à área da televisão ou das produções cinematográficas.
Além do mais, o retorno financeiro no segmento também é bastante amigável. Apenas entre os meses de janeiro e julho de 2019, foram movimentados mais de R$ 300 milhões dentro da atividade. Junto a isso, nos três últimos anos, 2,8 mil obras foram filmadas apenas dentro da capital.
Para completar, a Spcine, produtora pública vinculada à prefeitura, anunciou o investimento de R$ 24 milhões na produção e distribuição de filmes.
Ou seja, esse é o momento ideal para novas empresas surgirem, conquistarem verba e crescerem dentro do mercado local e nacional.
O poder da internet
Porém, não é apenas o incentivo do governo que contribui para o crescimento das produtoras audiovisuais. A presença da internet na sociedade é outro fator decisivo.
Afinal, cada vez mais pessoas estão consumindo conteúdo em vídeo por meio de plataformas virtuais. Isso inclui o YouTube, a Netflix e as mídias sociais, como Facebook e Instragram.
Na verdade, uma pesquisa realizada em 2018 mostrou que o acesso ao audiovisual online aumentou em 135%. O estudo Video Viewers confirma que o brasileiro está assistindo a cada vez mais vídeos. Porém, começa a migrar da televisão para os conteúdos online.
Atualmente, o YouTube é responsável por 44% da preferência do público. O número corresponde a mais de cinco vezes a quantidade de pessoas que preferem assistir vídeos na televisão aberta e a mais de sete vezes os adeptos da TV por assinatura.
Essa mudança, também contribui para o crescimento das produtoras. Afinal, tornou-se mais fácil entrar no mercado audiovisual e divulgar e divulgar obras diretamente para seu público-alvo com baixa necessidade de recursos.
A Sagicapri é um exemplo de produtora que cresceu 200% nos últimos meses graças ao mercado, principalmente na capital paulista. Prestam serviços de vídeos, como vídeo institucional: http://www.sagicapriprodutora.com.br/blog/os-cinco-estilos-de-videos-institucionais-mais-marcantes
O investimento do governo estadual
O crédito de R$ 200 milhões liberado pelo governo para as empresas do setor audiovisual será dividido em duas linhas. A primeira é voltada para os empreendedores que querem ter capital de giro e a aprovação pode ocorrer em até dois dias úteis.
A outra vertente é para aqueles que querem modernizar e ampliar as atividades da produtora que possuem. Para isso, eles podem buscar financiamento referente à compra de equipamentos e máquinas ou voltado a obras ligadas à estrutura física.
O prazo para pagamento das linhas de crédito pode chegar a 10 anos.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Internet  Mídia  Propaganda e Marketing
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Diego B.
Contato: Diego Andrade