IBM e a Overwatch League ™, a primeira liga de esportes eletrônicos do mundo com 20 equipes em cidades da Ásia, Europa e América do Norte, anunciaram um primeiro acordo plurianual para levar a tecnologia de Inteligência Artificial e a computação na nuvem da IBM aos eportes eletrônicos. Uma parte do patrocínio começa na Grande Final da Overwatch League 2020 deste ano, que se iniciou em 8 de outubro e vai até 10 de outubro. Com esse acordo, o primeiro da IBM em esportes eletrônicos, a líder em tecnologia se torna o patrocinador oficial de Inteligência Artificial, Nuvem e Analítica da Liga Overwatch. O acordo cobre a Grande Final de 2020 e todas as temporadas de 2021 e 2022 da Overwatch League.
Durante o período do acordo, a IBM e a Overwatch League planejam aproveitar a suíte de produtos de IA e nuvem avançados da IBM. A partir de 2021, a IBM e a Overwatch League trabalharão em conjunto para desenvolver soluções de tecnologia que aproveitem a experiência da IBM em processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina (Machine Learning) para aprimorar o sistema de classificação da liga e utilizar os recursos da Inteligencia Artificial da IBM Watson Artificial Intelligence para criar análises preditivas ao vivo e durante as transmissões com soluções específicas atualmente em desenvolvimento.
\"Nós nos esforçamos constantemente para proporcionar aos fãs a capacidade de se envolver de maneiras mais significativas com a Overwatch League, e a parceria com a IBM nos permite fazer exatamente isso\", afirmou Brandon Snow, Chief Revenue Officer da Activision Blizzard Esports. \"A Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina de ponta da IBM, apoiados por tecnologias de nuvem, nos ajudarão a oferecer oportunidades de engajamento inovadoras e interativas para nossos fãs e equipes. Este é um benefício fantástico para os nossos espectadores e estamos muito animados em anunciá-lo durante o maior evento da nossa temporada. \"
\"Estamos muito satisfeitos em trazer nossa plataforma de nuvem e portfólio Watson para uma das plataformas de e-sports líderes do mundo\", disse Noah Syken, Vice-presidente de Alianças de Esportes e Entretenimento da IBM. \"As soluções que criaremos juntos podem ajudar organizações, jogadores e fãs a desfrutar de uma experiência ainda mais envolvente e atrativa. Esperamos trabalhar com a Overwatch League para levar soluções inovadoras em escala para um grande público.\"
O patrocínio com a Overwatch League começará em 2021 e incluirá novas soluções que devem ser hospedadas na nuvem IBM. Essas soluções, que estão atualmente em desenvolvimento, alavancarão o conjunto de ferramentas analíticas da IBM para processar dados em jogos, adicionando recursos da Inteligência Artificial de IBM Watson por meio do uso de Watson Machine Learning e funcionalidade AutoAI no Watson Studio. Além disso, as soluções encontrarão novas maneiras de exibir a ampla gama de estatísticas históricas que a Liga Overwatch obtém durante o jogo.
O anúncio de que a IBM e a Overwatch League trabalharão juntas é a primeira incursão da IBM no mundo dos esportes eletrônicos globais e se junta a uma lista impressionante de associações de esportes e entretenimento que a tecnologia da IBM impulsiona ao redor do mundo. A IBM faz parte da história dos videogames como fabricante de hardware, fabricante de chips e fornecedora de software para desenvolvedores desde 1985. Nos últimos 35 anos, a IBM tem trabalhado com entidades de videogame e e-sports por meio de processadores PowerPC, PNL e tecnologia em nuvem.
A IBM há muito tempo é parceira de uma variedade de organizações, times e eventos esportivos, incluindo tênis (US Open e Wimbledon), golfe (The Masters), futebol (por meio do ESPN Fantasy Football) e o GRAMMY Awards. Por meio de parcerias, incluindo seu novo compromisso com a Overwatch League, a IBM é capaz de reimaginar experiências de esportes e entretenimento para fãs, jogadores e treinadores, aproveitando a flexibilidade da nuvem híbrida e outras soluções desenvolvidas por AI.