E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Programa P-TECH da IBM treinará 10 mil jovens da América Latina em habilidades profissionais para o futuro
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A IBM (NYSE: IBM), a Federación Internacional Fe y Alegría, AUSJAL (Associação Internacional de Universidades Jesuítas) e Magis Americas assinaram hoje um acordo sem precedentes para expandir o modelo educacional da P-TECH na América Latina, que terá início com 45 escolas, incluindo três na Argentina, 14 na Colômbia, 15 no Equador, uma na Guatemala e 12 no Peru. No Brasil, o modelo começou no início do ano fruto de uma parceria com o Centro Paula Souza.
O P-TECH fornece aos alunos acesso à educação sobre novas tecnologias, permitindo que eles obtenham um diploma do ensino médio, técnico e superior em áreas como IA, Nuvem e Segurança Cibernética.

“Apesar da crescente população em idade ativa, a América Latina atualmente tem uma séria escassez de habilidades profissionais e técnicas. Aproximadamente um quinto da juventude latino-americana, cerca de 30 milhões de pessoas, não está empregado ou participa de atividades ou treinamentos acadêmicos”, afirmou Ana Paula Assis, gerente-geral da IBM América Latina. “Com o objetivo de atender a essa crescente necessidade, a IBM criou o modelo de educação P-TECH para preencher lacunas no mercado de trabalho e ajudar a próxima geração de líderes de negócios e tecnologia a ter sucesso”.

Em 2020, os alunos iniciarão um currículo com duração de pelo menos três anos. Esse esforço se somará ao alcance mundial de escolas em todo o mundo que atualmente contam com o programa P-TECH.

“Estamos muito orgulhosos de apoiar a expansão do modelo inovador e inclusivo P-TECH na América Latina para fornecer aos estudantes mais habilidades e oportunidades de carreira que mudam vidas”, disse Guillermo Miranda, vice-presidente de Responsabilidade Social Corporativa da IBM. “A IBM sempre enfatizou a importância de investir no progresso de regiões ao redor do mundo por meio da educação. Com esta iniciativa, estamos liderando o caminho para os estudantes latino-americanos desenvolverem as habilidades necessárias para prosperar na economia digital”.

IBM, Fe y Alegría, AUSJAL e Magis Americas também criarão um grupo de trabalho para colaborar e planejar a expansão e o crescimento do modelo, possibilitando novas alianças com escolas técnicas. O programa ajudará os alunos do ensino médio da rede global Fe y Alegría a adquirir habilidades críticas no local de trabalho e fornecer credenciais de ensino superior, abrindo novas oportunidades profissionais e universitárias. Além disso, a IBM fornecerá aos alunos acesso às suas plataformas de ensino, incluindo ptech.org e SkillsBuild.org, permitindo que tenham uma aprendizagem mais abrangente.

“A Fe y Alegría trabalha na educação com grupos comunitários há muitos anos, e acreditamos que o P-TECH é uma grande iniciativa que promove a inclusão social por meio do aprendizado STEM”, disse Carlos Fritzen, coordenador da Federación Internacional Fe y Alegría. “Permitir a igualdade de oportunidades educativas é fundamental”.

Nos próximos meses, IBM, Fe y Alegría, AUSJAL e Magis Americas trabalharão com o setor empresarial preparando estudantes para o mundo do trabalho com iniciativas como tutoriais individuais, simulações de entrevistas, visitas a empresas, treinamento para professores e alunos, workshops sobre profissões relacionadas, cursos de habilidades profissionais e estágios remunerados.

“O acordo está comprometido com a criação de modelos de inovação que articulem qualidade e inclusão no desenvolvimento integral de nossos países”, disse Ernesto Cavassa, reitor da Universidade Antonio Ruiz de Montoya (Lima) e presidente da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL). “Esta associação inclui 30 universidades, algumas das quais participarão do programa por meio da formação dos professores P-TECH e Fe y Alegria, incorporação de graduados do programa às universidades que os favoreçam, monitoramento e pesquisa de resultados, e tarefas de incidência que permitem a contribuição da inovação tecnológica na transformação das sociedades latino-americanas “, concluiu Cavassa.

Sobre P-TECH
P-TECH é um programa que combina ensino em sala de aula, mentoria do setor privado e experiências no local de trabalho, proporcionando um caminho para que os alunos obtenham diplomas de ensino médio, técnico e superior de forma articulada em carreiras focadas em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Lançado pela IBM em 2011 em parceria com educadores da cidade de Nova York, o P-TECH é uma resposta direta ao desafio da escassez de habilidades técnicas necessárias para a revolução digital que vivemos. A IBM vem liderando o modelo, em parceria com governos, instituições educacionais e empresas de todo o mundo, preparando jovens para atender às novas necessidades do mercado.

Atualmente, 20 países anunciaram a intenção de implementar o P-TECH. Já fazem parte do programa Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Egito, França, Irlanda, Itália, Marrocos, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan, Reino Unido e EUA. UU.

Na América Latina, a Colômbia foi o primeiro país latino-americano a anunciar o P-TECH, em associação com o Ministério da Educação e o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA), seguido pelo Brasil, que fez parceria com o Centro Paula Souza, maior instituição profissional da América Latina. Em julho de 2019, a Argentina anunciou o programa P-TECH com a Escola Técnica Nº2 de Munro, em associação com o Ministério da Educação de Buenos Aires e o Instituto Superior de Treinamento Técnico.

Editorias: Educação  Informática  Internet  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Phillipe Xavier  
Contato: Phillipe Xavier  
Telefone: 11-30270292-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.