Cachorros também precisam de cuidados diários com a saúde bucal

Dr. Marcello Roza ajuda a cuidar da higiene bucal do seu cão e identificar comportamentos atrelados a doenças inflamatórias

São Paulo, 06 de novembro de 2020 – A saúde bucal é um elemento chave para manter o bem-estar geral dos cães, mas essa informação ainda é pouco difundida entre os tutores de pet. Quatro em cada cinco cachorros com idade superior à 3 anos sofrem de periodontite canina, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. A doença atinge o conjunto de estruturas que sustentam os elementos dentários e se negligenciada, pode ocasionar perda dos dentes e desencadear inflamação em outros órgãos.

A seguir, o Dr. Marcello Roza, doutor em odontologia veterinária, sócio fundador do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária e membro do conselho consultivo, fala sobre prevenção e tratamento da doença periodontal e lista algumas dicas sobre cuidados orais para seu cachorro:

Qual a melhor forma de prevenir doenças ligadas à saúde bucal?
A escovação ainda é a principal ferramenta para prevenção, pois traz dois mecanismos de ação: a mecânica, que remove as placas bacterianas em estágio inicial, e a enzimática, com o uso de cremes dentais feitos especialmente para endereçar as necessidades dos cães.

Além disso, há produtos no mercado que contribuem para limpeza dos dentes, diminuindo a aglomeração de bactérias nocivas. A PEDIGREE®, por exemplo, criou o DentaStix™, um petisco funcional que ajuda no combate à formação de placas bacterianas.

Como introduzir a escovação na rotina do cão?
É um processo gradativo. O ideal é que o cão seja colocado em uma superfície alta e lisa, em um local sem distrações. A escovação deve ocorrer sempre no mesmo horário. No primeiro momento, o tutor deve inserir apenas o dedo, massageando a gengiva e os dentes para que o cão se familiarize com a ação. A repetição é o elemento chave para que o procedimento seja algo tranquilo tanto para o pet quanto para o tutor. Aos poucos, introduza a escova com creme dental para cães.

Há raças de cães mais propensas para desenvolver a doença periodontal?
Sim. Os cães braquicefálicos, cujo comprimento do focinho é menor que o do crânio, estão mais propensos a acumular resíduos devido à estrutura anatômica da arcada dentária. Entre os exemplos de cães que possuem os dentes mais próximos um do outro estão o Pug, Lhasa Apso e Maltês. Por isso, é importante que tutores dessas raças se atentem ainda mais à saúde oral de seus pets.

Quais comportamentos indicam que o cão está desenvolvendo alguma doença oral?
Cães que tenham alguma alteração dentária podem apresentar feridas na face, coceira (principalmente no focinho), dificuldade para apreender o alimento, diminuição do apetite decorrente da dor nos dentes e produção excessiva de saliva.

Considerando que as pessoas estão cada vez mais conectadas com seus pets, acredita que haja maior preocupação com a saúde oral hoje?
Com certeza. Hoje, cães e tutores convivem com maior proximidade no ambiente doméstico e os veterinários vêm falando bastante sobre a necessidade de regularizar a higiene bucal dos pets. Por isso, ficou mais fácil identificar sintomas clínicos que denunciam quando algo não vai bem.

A marca PEDIGREE® possui em seu portfólio o Dentastix™, fruto de uma combinação de estudos minuciosos e profissionais que contribuíram ativamente para que a textura e digestibilidade do produto atendessem às necessidades dos cachorros. Segundo estudos independentes, sua composição reduz a formação de tártaro nos dentes e na linha da gengiva, região sensível que requer atenção especial.

Assim como o Dentastix™, os produtos da Mars Petcare são produzidos com base nos estudos de seu Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal - WHALTAM™, que atua no desenvolvimento de pesquisas sobre nutrição e benefícios na interação humano-animal. O compromisso com a qualidade, os benefícios para a saúde dos animais de estimação e satisfação dos tutores estão alinhados ao propósito da empresa de fazer um mundo melhor para os pets.

Sobre a Mars
A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Informações para imprensa (Mars)
Leticia Carvalho
Nathalya Calil