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O desenvolvimento da inteligência emocional na mediação de conflito
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Nanci Belmonte – psicóloga clínica

A inteligência emocional é uma habilidade, uma competência que as pessoas precisam ter para administrar suas emoções e alcançar seus objetivos. Na Mediação, é utilizada como gatilho para motivar as partes a usarem essa capacidade para entender e administrar os próprios sentimentos e emoções que existem por trás do conflito.

Ela regula o próprio estado de espírito dos envolvidos no conflito e ajuda a impedir que a aflição invada a capacidade de pensar, além de criar empatia e saber esperar, tudo com o objetivo de garantir uma condição mais favorável, em um cenário divergente. A inteligência emocional propicia a criação de uma realidade mais humana e ampliada, já que o conflito está relacionado a indivíduos que buscam determinados resultados a partir de uma comunicação desgastada e sem consenso.

Num universo de competições e da busca pelo que se acredita ser justo, desenvolver essas competências é condição fundamental para a resolução de conflitos, sejam de qualquer ordem. Vale aqui observar a diferença existente entre confronto e conflito. O conflito é uma discordância de posição, postura, ideias, atitudes e interesses. No conflito, as pessoas estão dispostas a defender seus pontos de vista, mas sempre com a intenção de preservar a continuidade da relação. No confronto existe sempre o componente hostil, em que as pessoas se opõem no plano pessoal, temem o debate de ideias.

Na Mediação, compreendemos que o conflito é necessário para gerar mudanças, justamente por ser inerente ao processo de desenvolvimento humano, pois em qualquer área da vida há algum tipo de conflito que deverá ser enfrentado.
Quando nos deparamos com as angústias de outra pessoa, que às vezes está mascarando todo conteúdo emocional num problema mais concreto, é necessário ampliar nossas percepções enxergando o aspecto mais frágil travestido de conflito, fazendo com que essas emoções militem a seu favor, usando-as como alavanca para novas ponderações, ajustes de comportamentos e até na forma como as partes conseguem olhar para tudo isso.

Nós da Sena Mediação buscamos esse “Novo Olhar para o Conflito”, pois entendemos que o fator emocional comanda o comportamento pessoal, com resultados positivos ou negativos dependendo do impacto das situações fáticas no cotidiano das pessoas. Todo o trabalho consiste em permitir que as partes envolvidas possam perceber o conflito de forma mais ampla e aguda. Na Mediação, facilitamos essa comunicação com técnicas adequadas, reduzindo o ruído do ambiente inicial, sem que as partes se sintam julgadas ou ameaçadas em suas crenças e convicções.

A imparcialidade dos mediadores ou mediadoras diante do conflito é imprescindível para criar um vínculo de confiança e credibilidade com as partes. Por meio da escuta ativa e da inteligência emocional, a Mediação tem marcado posição como uma nova alternativa facilitadora do consenso, sem uma visão meramente técnica, com os envolvidos totalmente alijados do processo decisório, como nas soluções via Poder Judiciário.

Sobre a Sena Mediação
Fundada em 2017, a Sena Mediação atua na possibilidade de resolução de conflitos fora do meio judicial. Com uma equipe formada por profissionais multidisciplinares, a empresa foca na cooperação entre as partes para a resolução positiva do conflito de forma rápida, eficiente e humanizada. A Sena Mediação atua nas áreas do Direito Civil, Consumidor, Família, Trabalhista, Empresarial (Gestão de Pessoas), Ambiental, Contratual, Responsabilidade Civil, Direito Médico e Previdenciário.

Facebook: http://www.facebook.com/senamediacao/
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Editorias: Jurídica  Negócios  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
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Empresa: Jéssica Vieira Lima  
Contato: Jéssica Vieira  
Telefone: --

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