Conheça o enoperfil, recurso inédito desenvolvido pela Eniwine

Quem gosta de vinho sabe que achar o rótulo ideal nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso experimentar muitos vinhos até se deparar com aquele que realmente tem a ver com seu paladar e seu estilo de bebida. E nessa longa jornada de tentativa e erro é normal se deparar com algumas opções que desagradam, o que pode ser muito frustrante.

Foi pensando nisso que a Eniwine, plataforma digital de serviços e de compra de vinhos, desenvolveu o Digital Sommelier, uma Inteligência Artificial que ajuda o amante do vinho a se direcionar aos rótulos que mais têm a ver com seu perfil. O Digital Sommelier é responsável por criar enoperfil do usuário, mapeando as características da pessoa sobre o vinho.

“Centenas de fatores compõem o sabor de um vinho, então é natural que duas pessoas provando o mesmo rótulo tenham opiniões diferentes sobre o gosto da bebida”, afirma Marcelo Abrileri, fundador da Eniwine e criador do Digital Sommelier. É por isso que, segundo ele, o conceito de “vinho bom” é algo que pode ser equivocado. “Não adianta nada eu sugerir meu rótulo favorito como se ele fosse a melhor opção do mercado, pois outra pessoa pode não gostar. Podem até concordar que o vinho foi bem feito, mas nem por isso ele se tornará algo agradável para todos. Tomar vinho é uma experiência muito particular, pessoal e cada um tem a sua”, explica.

Funciona assim: ao baixar o aplicativo, o usuário começa a provar vinhos e avaliar, dando notas (de zero a cinco numa escala de meio em meio). Ao armazenar uma quantidade considerável de informações sobre esses rótulos, algo em torno de dez avaliações, o app constrói o enoperfil do usuário e, a partir daí, consegue prever qual nota será dada para o próximo rótulo. “Imagine que você está no supermercado escolhendo algum rótulo. Basta apontar o celular para a garrafa e o Digital Sommelier te diz: “Você vai dar nota 2 para esse vinho”, você deixa ele lá na prateleira, né? Mas aí, para outro ele diz que você daria uma nota 4,5, pronto, já achou o vinho que irá levar!”.

Dessa forma, o Digital Sommelier passa a ser um grande auxiliador na hora de escolher vinhos, tornando a busca pelo rótulo ideal mais objetiva e certeira. O serviço apresenta a nota que o usuário daria a um vinho que ele ainda nem tomou e, desta forma, é possível recusar os rótulos que receberam notas baixas e focar apenas nos que são melhor avaliados de acordo com o enoperfil. “Foram mais de dois anos de muita pesquisa e análise até chegar na estrutura e no algoritmo exato para essa desafiadora tarefa”, diz Abrileri.

O recurso desenvolvido pela Eniwine é inédito e promete revolucionar a forma de consumir vinhos. Outra ferramenta do app é o Harmonizador que auxilia na combinação de comida com o vinho ideal.

O algoritmo da Eniwine está em sua terceira versão e esta é a que apresenta maior acuracidade. O desafio agora é inserir na plataforma os dados de cada rótulo e, para isso, a Eniwine conta com um time de dez sommeliers em sua equipe, responsáveis por provar e catalogar os mais de 13 mil rótulos disponíveis no Brasil. Até o momento, a plataforma possui mais de 2 mil rótulos cadastrados e o objetivo é catalogar todos os vinhos do mercado até o final de 2020. O app está disponível para aparelhos Android e iOS e o download é gratuito.

Editorias: Internet  Serviços
Empresa: Jéssica Vieira Lima