Museu da Pessoa promove formação Todo Lugar Tem Uma História Para Contar nas cidades de Ibitinga e Iacanga
...

Curso é voltado a professores de escolas públicas visando o registro e difusão de histórias de vida. As atividades serão realizadas em sala de aula e o material dará origem a um livro para cada município

São Paulo, agosto de 2019 – O Museu da Pessoa está promovendo a formação Todo Lugar Tem uma História Para Contar nas cidades de Iacanga e Ibitinga, ambas no interior de São Paulo. A formação, baseada na metodologia desenvolvida pelo Museu, é destinada a professores de escolas públicas dessas cidades com o intuito de produzir seus próprios projetos de memória.

Com o patrocínio da AES Tietê, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio das Secretarias Municipais de Educação de Ibitinga e Iacanga, a formação conta com a participação de 29 professores de cinco escolas de Ibitinga e 12 professoras de duas escolas de Iacanga, com 8 encontros presenciais e carga horária total de 60 horas.
O objetivo do projeto é realizar, junto aos alunos em sala de aula, o registro, a organização e a socialização das histórias de vida retratadas ao longo das atividades. O resultado das entrevistas será a publicação de um livro sobre cada município, contendo, além das histórias de vida relatadas, textos e desenhos desenvolvidos pelos alunos de forma coletiva. Entre os meses de agosto e setembro de 2019, os alunos que participam do projeto estão realizando as entrevistas de história de vida com os moradores de seus municípios.

Para Renata Monteiro Costa, analista de investimento social da AES Tietê, esse aprendizado, também, influencia no fortalecimento da cultura local. “O legado desse projeto às comunidades está na aproximação dos estudantes com os antigos moradores, por meio da valorização de suas memórias e tradições. A AES Tietê está muito satisfeita com a parceria junto ao Museu da Pessoa e às Secretarias Municipais de Educação de Iacanga e de Ibitinga”, comenta Renata.

A Diretora Executiva do Museu da Pessoa, Sonia London, reconhece o impacto e a responsabilidade do Museu em propagar sua metodologia de registro de histórias de vida. “Compartilhar nossa metodologia com secretarias municipais de educação é uma excelente forma de fomentarmos a diversidade cultural e valorizar o patrimônio humano e geográfico do país, além de contribuir com a qualificação do diálogo das escolas com as comunidades em que estão inseridas.”

Sobre o Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas. Com um acervo de mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados, o Museu da Pessoa é um importante acervo do patrimônio imaterial cultural e histórico do Brasil, pois protege as expressões culturais da sociedade brasileira através de histórias de vida. Visite: http://www.museudapessoa.net

Relacionamento com a imprensa Museu da Pessoa:
Ethos Comunicação & Arte
Bartira Betini
imprensa@ethoscomunicacaoearte.com.br
(11) 99604.8255

Sobre a AES Tietê
A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia adaptável às demandas dos seus clientes. Suas soluções são sustentáveis e customizadas de acordo com cada necessidade. Está entre as maiores companhias de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. No portfólio, com capacidade instalada total de 3,3 MW, estão 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, que alcançam 2,6 MW de capacidade, o Complexo Eólico Alto Sertão II, com capacidade instalada de 386 MW, na Bahia, e, os recém inaugurados Complexos Solares Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, que somam aproximadamente 300 MW de capacidade.
O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.
Informações para imprensa AES Tietê:
Heloisa Nicacio - heloisa.nicacio@inpresspni.com.br
Plínio Varoni - plinio.varoni@inpresspni.com.br