Coprel moderniza todo sistema de gestão comercial e ERP com a SONDA

Com go-live remoto, projeto gerou redução de 16% em deslocamento, na fase final. Sustentação deve ocorrer pelos próximos 10 anos

São Paulo, 23 de outubro de 2020 – A Coprel Cooperativa de Energia, segunda maior cooperativa de distribuição de energia do Rio Grande do Sul, acaba de modernizar todo o seu sistema de gestão comercial e ERP, em um projeto inédito para a companhia. O go-live foi conduzido pela SONDA de forma remota dada à situação de isolamento social em todo o país, o que gerou uma redução de 16% no custo de deslocamento total do projeto.

A mudança elevou a eficiência e a governança fiscal da cooperativa, graças à integração e rastreabilidade dos softwares. Ao todo, a SONDA implementou uma suíte de sistemas abrangendo gestão comercial, faturamento (onsite billing), ERP, gestão de compra e venda de energia, software de obrigações fiscais e gestão de ativos – esses dois últimos também utilizados pela Coprel Telecom/Triway - empresa de Telecomunicações coligada à Coprel.

Todos os aplicativos são desenvolvidos e mantidos pela SONDA ou por empresas do seu ecossistema de parcerias. Essa otimização eliminou a necessidade de programas paralelos. Além disso, os sistemas passam a integrar soluções de governança e compliance fiscal, tesouraria e processo contábil.

“Passamos a contar com um modelo de gestão robusto e flexível, que é capaz de atender todas as demandas de uma instituição que cresce de forma rápida. O projeto foi complexo, mas nos possibilitou diversas melhorias”, explica o facilitador da Coprel, Herton Naressi Azzolin.

Além de expandir a força da SONDA na região sul do País, o projeto inaugura a sua atuação no universo de cooperativas. “O Sul tem uma grande concentração de cooperativas e a adoção de tecnologias mais atuais contribuem para que elas se tornem ainda mais competitivas e transformadoras”, explica Rivaldo Ferreira, Diretor da Divisão de Utilities da empresa.

Os sistemas implementados pela SONDA não só atualizaram a camada de software da Coprel como também ofereceram infraestrutura para integração com IoT (telemedição), além de melhorias nos processos de gestão de compra e venda de energia, gestão contábil dos ativos, atendimento aos consumidores e gestão dos serviços em campo.

A transformação ocorreu ao longo de 18 meses de trabalho, divididos entre seis meses para o projeto, quatro meses para a construção e mais oito de testes e adequações. Tudo está hoje 100% implantado.

Os próximos passos preveem a realização da Operação Assistida pelos próximos dois meses e o início do trabalho de sustentação a partir de agosto. Essa última fase inclui serviços pelos próximos 10 anos.

A Coprel tem atuação em 72 municípios do Rio Grande do Sul, totalizando 55 mil cooperantes das áreas rurais e urbanas, distritos industriais e loteamentos residenciais e turísticos.

Sobre a SONDA (http://www.sonda.com/br)
A SONDA é a maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com receita de US$ 1,131 bilhão em 2019 e 17 mil funcionários. A companhia tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai.

No Brasil, a SONDA mantém escritórios próprios nos 26 estados brasileiros, com mais de 8 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com sete Centros de Serviços, um Centro de Inovação e três Data Centers.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Negócios
Empresa: Giulia Szpektor