Serra Folk Festival, em Cachoeiras de Macacu, chega à 3ª edição neste fim de semana como o maior festival brasileiro de música folk
Foto: Daniel Azevedo

Primeiro festival de música folk do Rio de Janeiro, o Serra Folk chega em 2019 a sua terceira edição, consagrando-se como o maior festival do gênero no Brasil. O evento, sediado na bucólica Cachoeiras de Macacu, oferece ao público, nos dias 19, 20 e 21 de julho, shows e atividades gratuitos. Nomes como Rafael Elfe, André Prando e Dois Varguinhas, projeto dos irmãos Ivo Vargas e Júlia Vargas, estão no line-up deste ano, que conta com 18 atrações. No total, serão 37 músicos de 9 estados brasileiros. O Serra Folk este ano terá artistas de todas as 5 regiões do país.

A expectativa é de que a programação atraia para o município fluminense, menos conhecido que Nova Friburgo e Teresópolis, dos quais é vizinho, pessoas de diversas partes do Brasil, como nas duas edições anteriores. Em 2018, ano em que o festival recebeu ninguém menos que Cátia de França, baluarte da música folclórica brasileira, mais de 10 mil entusiastas da folk music passaram por Cachoeiras.

Por sinal, quem foi para lá desavisado descobriu, com muito prazer, por que a cidade recebe esse nome: existem nela dezenas de quedas-d’água belíssimas, em meio a uma generosa (e rara) porção de Mata Atlântica. O fato de o festival ser realizado em uma região rural e montanhosa, longe do corre-corre dos centros urbanos, é um notável diferencial em relação a outros eventos dedicados à folk music. Embora São Paulo seja hoje a grande meca nacional do folk, o gênero está associado ao campo, sugerindo frequentemente, quer em suas letras, quer em sua instrumentação, um fugere urbem.

É preciso dizer, ainda, que o Serra Folk deste ano conta com uma novidade bastante agradável: os shows acontecem na ampla Vila Olímpica de Cachoeiras de Macacu, bem no começo da elevação da montanha, rememorando a tradição dos bailes pé de serra.

O camping, em que artistas e público se encontram em clima de intimidade, segue em Boca do Mato, dentro do Parque Estadual dos Três Picos. Será fornecido a quem estiver instalado no acampamento transporte gratuito para a área do festival.

Para manter os ânimos devidamente abastecidos, as bebidas e quitutes – veganos e não veganos – da já tradicional Feira Folk. Cachaças, cervejas e hambúrgueres, todos produzidos localmente, estão entre os vários comes e bebes. No espaço dedicado à feirinha, que conta com um tablado livre, aberto a todas e todos, também acontecem shows intimistas e rodas de conversa sobre cultura e meio ambiente.

Tudo isso, não nos esqueçamos, a menos de 100 quilômetros da capital fluminense. O inverno serrano há de ser folk.

Ônibus com destino a Nova Friburgo, disponíveis em diversos estados brasileiros, são uma boa opção para quem vai de longe.

Confira o line-up completo:

Sexta, 19/07, a partir das 19h
Voltando para Saturno - Cachoeiras de Macacu/RJ
Versos Polaris - Belém/PR
Paulo Ohana - Brasília/DF
Rafael Elfe - São Paulo/SP
Monoclub - Sorocaba/SP

Sábado, 20/07, a partir das 19h
Luiza Lacerda e Renato Frazão - Rio de Janeiro/RJ
Lívia Mendes - Belém/Pará
Wood e Boaventura - Local
Dois Varguinhas - Rio de Janeiro/RJ