GEF Capital anuncia investimento na Unicoba Baterias

A GEF Capital Partners, gestora de private equity focada em empresas que promovem eficiência de recursos e impacto ambiental positivo, anuncia a compra de participação minoritária relevante na Unicoba Baterias. O plano da gestora é acelerar a expansão no país e elevar para sete o número de empresas investidas até 2021.

A entrada no capital na empresa será em parceria com a gestora brasileira Confrapar, por meio do seu Fundo Aerotec, focado em empresas de tecnologia. O valor da operação é de R$ 100 milhões, incluindo a parcela para a compra da participação total do fundo de Private Equity americano One Equity Partners, que estava na companhia desde 2013, além de investimentos previstos no plano de expansão da empresa.

“Vimos uma grande oportunidade de investimento na Unicoba. Eles oferecem uma nova tecnologia em baterias de Lítio, que permite substituir as de chumbo, que têm menor durabilidade e são mais poluentes. É a união de eficiência de recursos e impacto direto no meio ambiente. Mesmo com mais 45 anos no mercado, a empresa está enquadrada no nosso requisito de investir em companhias de grande crescimento. Em 2019 devem faturar perto R$ 400 milhões e, aliado ao novo plano de expansão, a expectativa é atingir R$ 600 milhões em 2021”, conta Anibal Wadih, sócio da GEF.

A Unicoba é hoje líder no mercado de baterias portáteis – para celulares e notebooks – e possui em seu portfólio de clientes grandes marcas como Motorola, LG, Asus e Lenovo. O foco da expansão da companhia será no segmento de energia usada como backup e armazenamento de energia, que substitui baterias de chumbo e, eventualmente, geradores de energia movidos à diesel, que são altamente poluentes. O segmento alvo da empresa são Operadores de Telecom, Hospitais, Instituições Financeiras e Data Centers.
A Unicoba foi fundada em 1973 e possui 500 funcionários atualmente. A empresa possui duas plantas: uma em Manaus e outra em Extrema, Minas Gerais, que irão expandir suas operações com o investimento. Com a negociação, a família fundadora da companhia manterá o controle.

No Brasil desde 2015, a GEF Capital soma em seu portfólio outras quatro empresas investidas: Luminae, maior empresa de iluminação profissional no setor privado do país; AGV Logística, um dos maiores operadores logísticos brasileiros; ENC Energy Brasil, de serviços e soluções de energia sustentáveis; e Tecverde, empresa de engenharia com tecnologia avançada para construções eficientes.

Sobre a GEF Capital Partners
A GEF Capital Partners é uma gestora de private equity americana focada em empresas que promovem eficiência de recursos e impacto ambiental positivo. Presente no Brasil desde 2015, tem cinco empresas brasileiras em seu portfólio.

Sobre a Confrapar
Confrapar é uma gestora de investimentos brasileira de growth capital, com foco em empresas de tecnologia. Criada em 2008 e sediada em São Paulo, a gestora tem no portfólio, atualmente, 16 investidas, como ChefsClub, Altave e Nutrebem

Editorias: Automóveis e Automotores  Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Industria  Negócios
Empresa: Ludmilla Gutierrez