E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Modelo de Regulamento de Segurança Contra Incêndios e Emergências visa a eficiência da ‘Lei Kiss’ no Brasil
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk) participou da Frente Parlamentar que atuou na padronização do conjunto de normas de segurança contra incêndios em edificações e áreas de risco

Após muitos anos sem um sistema eficaz e unificado de prevenção e proteção contra incêndio, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), constituiu o Modelo Nacional de Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Emergência, uma grande conquista para a proteção contra incêndios no Brasil.
A Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk) - entidade que fomenta o uso dos sprinklers (chuveiros automáticos) no território nacional - atuou como membro consultivo da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio para que o regulamento fosse estabelecido. Mesmo não sendo lei, ou seja, de cunho obrigatório, o modelo tem o intuito de melhorar a segurança das construções.
Instituído pela portaria nº 108 e publicado no Diário Oficial da União, o regulamento visa tornar eficaz a Lei nº 13.425/ 2017, que ficou conhecida como “Lei Kiss”, um marco para a prevenção contra incêndios no Brasil, estabelecido após a tragédia ocorrida na casa noturna de Santa Maria (RS), em janeiro de 2013.
Entre as normas publicadas no Diário Oficial, destacam-se a necessidade de um conjunto de dispositivos, sistemas ou procedimentos a serem adotados nas edificações e áreas de risco, a fim de evitar o surgimento de um incêndio, limitar sua propagação, possibilitar sua extinção, bem como propiciar a proteção à vida, meio ambiente e patrimônio.
“O regulamento é um passo muito importante para a proteção contra incêndios no Brasil. Nós, da ABSpk, que fomentamos o uso de sprinklers (chuveiros automáticos) - um dos sistemas mais eficientes no controle de incêndios – trabalhamos há muito tempo para que o mercado nacional entenda a real importância de estabelecer normas efetivas de segurança para proteger as edificações, incluindo medidas passivas e ativas. O modelo de regulamento contribui justamente com o que buscamos: o desenvolvimento de uma cultura de prevenção contra incêndios”, ressalta Felipe Melo, presidente da ABSpk.
Entre as medidas de segurança são listadas: isolamento de risco; segurança estrutural contra incêndio (resistência ao fogo dos elementos de construção); compartimentação; controle de flamabilidade de materiais de acabamento e de revestimento; saídas de emergência; elevador de emergência; controle de fumaça; plano de emergência; brigada de incêndio; iluminação de emergência; detecção automática de incêndio; alarme de incêndio; sinalização de emergência; extintores; hidrantes e mangotinhos; sprinklers - chuveiros automáticos; e os sistemas de resfriamento; de espuma; e de gases limpos e dióxido de carbono (CO2). Também são previstas a viabilização de operações de atendimento de emergências e a atribuição de competências para o cumprimento das medidas de segurança contra incêndios.

Sobre a ABSpk
A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida


Editorias: Construção e Arquitetura  Governo  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Kethylin  
Contato: Kethylin Tainá Pinheiro  
Telefone: 011-33923025-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.