Saiba como usar o reconhecimento facial na sua empresa sem infringir regras de privacidade de dados

Investir em tecnologia para gravar imagens e usa-las para analisar métricas e planejar ações pode deixar seus clientes desconfortáveis

São Paulo, 04 de setembro de 2019 – Captar imagens dos usuários de um estabelecimento comercial para perceber reações, comportamentos ou hábitos de consumo tem se tornado prática de algumas empresas. Mas esta ação exige um cuidado muito grande com as informações coletadas e, acima de tudo, o consumidor precisa estar ciente do dado que está cedendo, no caso sua imagem.

Um relatório da consultoria IDC, divulgado em fevereiro de 2019, mostrou que 15,3% das médias e grandes organizações brasileiras já contam com reconhecimento facial em várias frentes de trabalho. De acordo com a McKinsey, áreas como atendimento a clientes, investigação de fraudes, TI, diagnósticos e tratamentos de saúde são as que mais investem nesta tecnologia, que deve estar presente em 70% das companhias.

Empresas já vêm sendo autuadas por capturar as imagens sem aviso prévio à sociedade. Um exemplo atual disso é uma empresa brasileira especializada em vestuário, que criou uma loja conceito que reconhece gestos e o rosto dos clientes para estudo de comportamento, escolhas e compras. O IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) enviou uma notificação para entender qual a finalidade da coleta dos dados, bem como o fato dos clientes não terem sido avisados.

“Para utilizar dados de pessoas físicas é preciso ter um cuidado muito grande, deixar claro o porque daquela ação e, principalmente, trazer valor para coletar seus dados. Mostrar que a pessoa estará cedendo algo para benefício próprio é uma boa causa para a utilização desses serviços, facilidade e agilidade na hora da escolha”, comenta Diego Nogare, Chief Data Officer da Lambda3, empresa referência no setor tecnológico, com foco em soluções digitais.

Na Câmara dos Deputados Federal, já tramita um projeto que obriga estabelecimentos que utilizam essa tecnologia a informar seus clientes por meio de placas ou avisos visíveis sobre uso das imagens e devidos fins, tentando minimizar qualquer imprevisto para ambas as partes e não causar nenhuma surpresa no final da sua experiência dentro do estabelecimento.

__________________________________________

Sobre a Lambda3

A Lambda3 é uma empresa de tecnologia e inovação, que entrega soluções customizadas de ponta a ponta em desenvolvimento de software da ideia a tomada de decisão inteligente, focando em acelerar resultados. A especialidade abrange todo o ciclo de desenvolvimento e engenharia de software, cobrindo aspectos como gestão, análise e arquitetura, utilizando práticas reconhecidas pelo mercado e garantindo mais qualidade e flexibilidade em todos os serviços. Com experiência comprovada no mercado, os profissionais são reconhecidos no Brasil e no exterior, por sua excelência técnica, além de atuarem ativamente na comunidade como palestrantes nos principais eventos de tecnologia do país com o objetivo de impactar positivamente o mercado de tecnologia, viabilizando seu potencial transformador.

____________________________________

M CLAIR COMUNICAÇÃO