Hilti do Brasil utiliza monitoramento de regras fiscais da Systax

Integrado ao ERP, o serviço apoia a empresa a ter maior segurança nas informações tributárias

Tributar produtos de forma correta no Brasil é um grande desafio para as empresas. Pensando nas multinacionais, a legislação pode ser completamente diferente de acordo com os países de atuação. É neste cenário que a Hilti, especializada em serviços e tecnologias direcionadas à construção civil, sediada no Liechtenstein, contratou os serviços da Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar um acervo com 19 milhões de situações tributárias.

A Hilti é uma companhia global presente em mais de 120 países, com mais de 28 mil colaboradores. A empresa é responsável por desenvolver tecnologias, serviços e ferramentas voltadas ao setor de engenharia. No Brasil, utilizando o serviço de monitoramento das regras fiscais da Systax, a Hilti consegue estar em dia com o Fisco, além de ter a tributação de seus itens sempre atualizada.

Katiany Jareta, Tax Analyst da Hilti do Brasil, explica como funciona este serviço em sua rotina corporativa. “Inicialmente, acessamos o Cockpit e vemos quais são as alterações tributárias. Ao aprovar as regras fiscais, fazemos a carga delas em nosso sistema. Para ser ainda mais assertivo, fazemos a validação entre o que temos hoje em nosso sistema e o que temos fornecido pelo banco de dados da Systax”, pontua.

O serviço ofertado pela Systax é integrado com o ERP da empresa e identifica e acompanha regras tributárias, tendo uma base sistematizada específica da legislação brasileira e suas diversidades, contando com parametrização para ICMS, PIS, COFINS e entre outros. Com isso, é possível ter maior clareza das informações, aumentando a segurança e mitigação de riscos fiscais.

Para empresas globais, como a Hilti, o monitoramento das regras facilita a operação e adaptação às peculiaridades tributárias do país. Jerson Prochnow, CEO da Systax, conta que “a integração com o ERP ainda possibilita que uma análise mais clara sobre a tributação seja feita. O serviço fornecido é de fácil acesso, apoiando diretamente a área fiscal das empresas”, conclui.

Editorias: Internet  Negócios
Empresa: IDEIACOMM | Bianca Bispo