• A maioria das cidades representadas pelo Consórcio de Araucária cresceram na venda de consórcios, no comparativo do ano passado para 2019;
• Balneário Camboriú se destaca pelo crescimento de 98% nas vendas em geral, em relação ao período de janeiro a julho do ano anterior, comparado ao deste ano;
• Curitiba segue com 61% de vendas gerais, Cascavel com 56% e Maringá com percentual de 27%. São números relevantes para a região;
Agosto de 2019- O sistema de consórcios é uma modalidade que tem chamado a atenção dos brasileiros por ser uma boa opção de investimento para aquisição de bens. Os catarinenses de Balneário Camboriú que o digam. Em 2019, as vendas cresceram 98%, como apontam os dados do Consórcio Araucária (http://www.consorcioaraucaria.com.br), associado à BR Consórcios. Além deles, outras cidades entraram em destaque, como: Curitiba com crescimento de 61% de vendas gerais, Cascavel com 56% e Maringá com percentual de 27%. São números muito relevantes para a região. Esses últimos, quando comparados o mês de julho de 2018 com o mesmo mês desse ano.
A venda de consórcios tem crescido em várias categorias. Em Balneário Camboriú, o produto de serviços e imóveis apresentam um aumento de 550% e 233% respectivamente, quando comparados de janeiro a julho de 2018 com o mesmo período de 2019. Em Cascavel, é evidente o crescimento em consórcio de imóveis, com aumento de 144%, seguido de serviços com 84%, isso quando comparado o mês de julho de 2019 com o mesmo mês do ano passado.
“Os números da modalidade de consórcios têm sido um importante termômetro de esperança para a economia brasileira nos últimos anos”, explica Alecsander Daré, gerente regional do Consórcio Araucária. “O consórcio também funciona como um agente educador em comportamento financeiro. O brasileiro, de forma geral, aprendeu a sobreviver nas crises e encontrou no sistema uma ferramenta para construir seu patrimônio de forma mais segura e promissora”, completa
Já em Curitiba, o aumento foi na venda de créditos de motocicletas, com 433%, seguida de 80% para o produto de imóveis e 20% para automóveis, comparativos dos meses de julho de 2019 e 2018. Em Maringá, os resultados também foram muito positivos, registrando aumento de 75% e 66% para a comercialização de créditos de serviços e imóveis, também quando comparados os respectivos meses.
Crédito sem a cobrança de juros - Segundo Daré, a flexibilidade e a possibilidade de crédito sem a cobrança dos juros têm atraído cada vez mais o consumidor. Além disso, no consórcio de imóveis o consorciado tem a possibilidade de usar o saldo do FGTS para dar lance ou aumentar o valor do crédito.
Outro benefício cada vez mais percebido é que a carta de crédito dá o poder de negociar a aquisição do bem à vista, o que traz mais poder na transação. Isso torna a modalidade uma boa oportunidade de investimento para a pessoa física. “Estamos mais próximos ao consumidor para que ele possa fazer o planejamento da sua família, aproveitando oportunidades como o FGTS, a flexibilidade desse investimento, o parcelamento integral do valor sem a necessidade de uma entrada, entre outros”, explica o executivo.
Como funciona o consórcio – Daré explica que hoje o consórcio, no geral, é composto de taxa de administração (custo operacional para a administradora administrar os grupos, formação de assembleias, entrega de bens, entre outras atividades), fundo de reserva (utilizado para suprir a inadimplência do grupo) e o seguro de vida (que cobre morte ou invalidez permanente do consorciado). Os grupos de consórcios reúnem pessoas físicas ou jurídicas, promovidas exclusivamente por uma administradora credenciada pelo Banco Central, com prazo de duração previamente estabelecido, com a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bens móveis, imóveis e serviços, por meio de autofinanciamento.
O consorciado pode ser contemplado antes de quitar o valor da sua carta de crédito, que é o que ocorre na maioria dos casos, e continuar a pagar o plano com o crédito em mãos. Vale ressaltar que, nos sorteios, o consorciado só vai concorrer com aqueles participantes que pagam suas parcelas em dia, o que aumentam ainda mais suas chances. Ele pode concorrer por sorteio ou por lance, caso tenha alguma quantia guardada e queira antecipar a retirada do seu crédito. Se o lance do consorciado for um dos maiores do seu grupo ele leva o crédito. Se não for, ele pode ofertá-lo novamente nas próximas reuniões.
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SOBRE O CONSÓRCIO ARAUCÁRIA
(http://www.consorcioaraucaria.com.br)
O Consórcio Araucária, associado à BR Consórcios Administradora de Consórcios Ltda, foi fundado em 1978 e opera na comercialização de grupos de consórcio nos segmentos de automóveis, caminhões, motocicletas, imóveis e serviços. Ao longo de sua vitoriosa história, já entregou mais de 130 mil bens, colaborando com a conquista de muitos clientes. A empresa conta com uma rede de mais de 400 empresas parceiras e caracteriza-se pela prestação de atendimento aberto, integral e transparente aos seus clientes consorciados. Em 2017, o Consórcio Araucária firmou parcerias com 239 novos convênios para vendas de cotas de consórcios com empresas dos mais diversos setores, entre elas revendedores de automóveis, concessionários de motocicletas, corretoras de seguros, imobiliárias e empresas especializadas na venda de consórcios etc.
SOBRE A BR CONSÓRCIOS (http://www.brconsorcios.com.br)
A empresa iniciou suas operações em 2012, com o objetivo de unir e fortalecer operadoras de consórcios nacionais que desejam expandir sua atuação. Seu modelo de negócio agrega administradoras diversas dentro de uma mesma plataforma, sendo pioneiro no Brasil. Tem sua sede administrativa em Londrina (PR) e conta com cerca de 320 funcionários diretos. As empresas associadas à BR Consórcios são: Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Saga, Consórcio Lyscar, Mapfre Consórcios e Rede Lojacorr Consórcios. As empresas têm, juntas, mais de 60 mil clientes ativos.
A BR Consórcios projeta a ampliação dos seus canais de distribuição com a adesão de novos associados e parcerias. Para alcançar essa meta, além de manter suas equipes próprias de vendas, continuará firmando novas parcerias para vendas de cotas de consórcios com empresas dos mais diversos setores, entre elas revendedores de automóveis, concessionários de motocicletas, corretoras de seguros, imobiliárias e empresas especializadas na venda de consórcios.
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