Maringá registra 90% de aumento nas vendas de consórcios de imóveis

Segundo o Consórcio Araucária, a cidade obteve um crescimento de 67% nas vendas consórcios de serviços em 2019

Junho de 2019 - Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), no acumulado de janeiro a abril de 2019, foram feitas cerca de 921,5 mil vendas de cotas, o que otimiza o cenário, já que em 2018 foram alcançaram 788 mil, um aumento de 133,5 mil em um ano. O sistema de consórcios tem registrado avanços superiores aos da economia brasileira. O Consórcio Araucária (http://www.consorcioaraucária.com.br), empresa associada à BR Consórcios, com atuação na região de Maringá (PR), obteve crescimento de 90% de novas cotas em consórcios de imóveis em 2019 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Além desse, o destaque também foi para o segmento de serviços, que cresceu 67%.
Segundo o gerente regional do Consórcio Araucária, Alecsander Daré, o sistema de consórcio continua sendo uma das melhores opções para a construção do patrimônio dos brasileiros. “Quem não dispõe de toda a quantia necessária para arcar com os custos de um bem durável, tem no consórcio uma opção para a antecipação desse sonho. Pessoas com dificuldades em poupar podem encontrar nos consórcios uma oportunidade de desenvolver tal característica, já que o produto é, por natureza, uma forma de poupança com o pagamento mensal de um valor estimado. O consórcio não cobra taxa de juros, apenas taxa de administração, fundo de reserva e eventuais seguros”, destaca Daré.
Como funciona o consórcio? O sistema de consórcios é formado por um grupo de pessoas no formato de compra parcelada e programada de um bem onde um grupo de participantes organizados por uma empresa administradora rateiam o valor do bem desejado pelo número de meses de parcelamento deste bem por meio de autofinanciamento.
Não tem juros. É composto por taxa de administração (custo operacional para a administradora gerenciar os grupos, formação de assembleias e entrega de bens), Fundo de reserva (é um fundo que é utilizado para suprir a inadimplência do grupo) e o Seguro de Vida (que cobra morte ou invalidez permanente do consorciado). Para adquirir um consórcio, as pessoas precisam ter certeza da atuação da empresa e se ela é autorizada pelo Banco Central para atuar no mercado.
O prazo máximo para adquirir um consórcio é 200 meses para imóveis, 84 meses para automóveis, 60 meses para motocicletas, 36 meses para serviços e 100 meses para caminhões. Geralmente, o consórcio possui vários grupos com características diferentes para atender o cliente de acordo com a sua necessidade.

Editorias: Negócios
Empresa: Core Group