BR Consórcios lança novo produto que possibilita brasileiro adquirir imóvel no exterior

• Nesse momento, o My Place funcionará para brasileiros com interesse em imóveis apenas em território americano; no 2º semestre será a vez de Portugal
• BR Consórcios espera, entre março e junho, fechar cerca de 200 cotas no My Place em todo o país, com tíquete médio de US$ 120 mil, ou R$ 450 mil
• Os créditos disponibilizados pela BR Consórcios vão de R$ 300 mil a R$ 600 mil, com prazos de 60 a 120 meses; Estados Unidos é o foco nesse momento
Abril de 2019 – O brasileiro que sonha com a aquisição de um imóvel no exterior, de forma planejada, sem comprometer seus rendimentos, acaba de ganhar uma grande novidade. A BR Consórcios (http://www.brconsorcios.com.br), empresa com mais de 70 mil clientes ativos pelo Brasil, lança neste mês de março o My Place, nova modalidade que possibilita a compra de imóvel fora do país por meio do consórcio. Segundo dados do Banco Central (BC), só em 2018 foram contabilizados US$ 6 bilhões em remessas de brasileiros para compras de imóveis em mercados mais maduros, como Estados Unidos e Portugal.

Nesse primeiro momento, o My Place funcionará para brasileiros com interesse em imóveis apenas em território americano. No segundo semestre a modalidade deverá estar à disposição para aqueles que buscam a Europa, especialmente Portugal. De acordo com Rodolfo Montosa, diretor-geral da BR Consórcios, os brasileiros que buscam imóveis no exterior são atraídos pela qualidade de vida, valorização imobiliária, diversificação de seu portfólio de investimentos e pelos financiamentos a prazos longos com preços acessíveis. “Mas a cada dez interessados, nove não fecham o negócio por não disponibilizarem de 40% do valor como entrada para a compra do imóvel. São pessoas que só precisam ter acesso a um mecanismo que viabilize, pois não é um investimento urgente. Percebemos essa desassistência no mercado”, explica o executivo.

Para lançar o produto inédito no mercado, a BR Consórcios, que adotou o slogan “A certeza de seu novo endereço no mundo”, fez uma ampla pesquisa com um universo de brasileiros que já buscaram o consórcio com tal finalidade ou que integram o perfil do grupo de pessoas da classe A, com patrimônio superior a R$ 3 milhões. “Constatamos nesse estudo que 64% das pessoas têm a disposição de programar a parcela de uma poupança aqui no Brasil para comprar um imóvel em outro país, seja para morar mesmo ou como forma de investimento. Esses brasileiros têm patrimônio por aqui, mas não querem abrir mão de sua liquidez”, diz Montosa. Estudo do Banco Credit Suisse aponta que o Brasil registrava, em 2016, um total de 172 mil milionários.

Assim, o consórcio é um mecanismo para que o brasileiro possa programar a compra de seu imóvel fora do país com tranquilidade. Os créditos disponibilizados pela BR Consórcios vão de R$ 300 mil a R$ 600 mil, com prazos de 60 a 120 meses. Para quem busca crédito de R$ 1 milhão, por exemplo, será preciso adquirir duas cotas. “Vamos entrar em um perfil diferente de cliente, aquele de alta renda. O My Place surge como solução da moderna economia compartilhada para viabilizar o valor da entrada de forma planejada”, argumenta Montosa. “O consorciado escolhe a parcela que cabe no seu bolso e depois de contemplado, por sorteio ou lance, oferece o seu imóvel no Brasil como garantia de seu crédito”, completa.

Apoio em toda a operação nos EUA – Além de disponibilizar o crédito, a BR Consórcios também oferecerá no My Place um portfólio de serviços de assessoria ao brasileiro no projeto da aquisição do imóvel. A administradora já estabeleceu convênios com um leque de profissionais certificados e habilitados nos Estados Unidos, que incluem advogados, contadores, brokers e assistentes financeiros, para dar total apoio aos consorciados. “Queremos facilitar ao máximo a parte documental, otimizando o processo em todos os aspectos. Resta ao contemplado usufruir de seu sonho”, revela Montosa. Essa mesma estrutura está sendo desenvolvida para funcionar em Portugal também.

De acordo com o BC, só no primeiro semestre de 2018, os brasileiros enviaram US$ 408 milhões em investimentos para os Estados Unidos. Grande parte desse valor foi dirigido ao setor imobiliário, principalmente, para as vacation homes, ou casas de veraneio, na Flórida. A compra de casas de férias atrai brasileiros por dois motivos: são um investimento em moeda forte e praticamente se pagam com a locação para turistas. O estudo mostra que o valor médio de um imóvel em Orlando - US$ 247,5 mil - sofre uma valorização de 9% ao ano e tem previsão de crescimento de 35% em três anos.

A BR Consórcios espera, entre março e junho, fechar cerca de 200 cotas no My Place, com tíquete médio de US$ 120 mil, ou cerca de R$ 450 mil, totalizando um volume de créditos de US$ 24 milhões neste primeiro semestre. A meta, como avalia Montosa, é dobrar esses números até dezembro. O produto está sendo disseminado na base de vendas de suas empresas associadas, como o Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Saga, Consórcio Lyscar, Rede Lojacorr Consórcios e a Mapfre Consórcios.

Editorias: Economia  Imóveis  Negócios
Empresa: Core Group