ceo da br consórcios lança livro onde relata bastidores da lei de consórcio

Rodolfo Montosa conta em crônicas a trajetória e os bastidores da lei que mudou as regras do sistema; renda vai para obra no Quênia

Abril de 2019 – O ex-presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) e atual CEO da BR Consórcios (http://www.brconsorcios.com.br), Rodolfo Montosa, acaba de lançar o seu livro “Crônicas de uma lei”, onde narra o trâmite da elaboração da Lei dos Consórcios, que comemora dez anos de vigência em 2019. “A obra traz conhecimento sobre como foi toda essa trajetória da lei. São informações exclusivas e de bastidores de como tudo aconteceu e mostram os desafios e conquistas possíveis a quem se organiza e batalha pelo que acredita”, afirma o executivo.

Montosa presidiu a ABAC entre 2005 e 2009, período em que a diretoria promoveu reuniões e encontros com senadores, deputados federais, representantes dos consumidores, do Banco Central e do governo federal para tratar da Lei dos Consórcios e demais interesses do sistema. Ao todo, foram 418 reuniões em São Paulo, 286 em Brasília e 73 em outros Estados e cidades. A lei entrou em vigor no dia 9 de fevereiro de 2009.

Foi por meio da Lei de Consórcios que passou a se constituir grupos de consórcios de serviços como, por exemplo, nas áreas de saúde e de educação. Outro aspecto importante da lei foi a possibilidade de utilização da carta de crédito para a quitação de financiamento, o que acabou por beneficiar principalmente os mutuários que queiram transferir o financiamento de seu imóvel para o consórcio, e também os consumidores que financiaram seus veículos a custos elevados.

Doação para ação social - Todo o dinheiro arrecadado com a venda de “Crônicas de uma lei” será destinado para o projeto Hafura (hafuraproject.org), idealizado pela filha do executivo, Giovana Montosa, 24, formada em moda pela FAAP. Ela está à frente desse projeto, que tem como objetivo ensinar as quenianas a costurar e, com isso, promover o desenvolvimento pessoal e humano das mulheres que vivem na pequena comunidade na Vila Ali Boru, no Quênia.

O livro, com 144 páginas, pode ser adquirido ao preço de R$ 40,00. A obra, editada pela Editora Multiplicação da Palavra, de Londrina (PR), tem o apoio da ABAC e também pode ser comprada pelo site http://www.multiplicacaodapalavra.com.br/cronicasdeumalei.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Negócios
Empresa: Core Group