Em busca de aprendizado, brasileiros apostam em plataformas para troca de conhecimento virtual e de qualquer lugar do país

Novas tecnologias surgem com o objetivo de tirar dúvidas e igualar a aprendizagem, além de formar uma grande rede de apoio

Certamente a tecnologia é uma grande aliada da educação e veio para facilitar em muitos pontos. Além de permitir que os estudantes estejam em contato com novas ferramentas, ela oferece recursos para um processo de ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico. Especificamente durante a pandemia, os recursos tecnológicos têm sido fundamentais para que instituições de ensino deem continuidade às aulas de forma remota e permaneçam ao lado dos alunos, mesmo que a distância.

Tanto para o ensino básico e profissionalizante como para o desenvolvimento pessoal, a busca por opções de estudo à distância recebeu muita atenção dos brasileiros nos últimos tempos. Dado que ilustra essa situação são os 72% dos usuários da Happy Help, plataforma que estimula a troca de conhecimentos e habilidades entre as pessoas de todo o Brasil, que declararam como objetivo principal a busca por auxílio educacional. “Tecnologia e educação sempre caminharam juntas, mas nunca estiveram tão conectadas com o mesmo propósito: disseminar o conhecimento”, comenta a fundadora, Manuela Schmidt. “Em uma visão macro do cenário, essa é uma tendência entre os brasileiros durante a pandemia, quando a tecnologia ganhou um grande destaque na educação”, completa.

Disponível em aplicativo (IOS e Android) e pela web, a Happy Help é uma rede social que facilita a conexão entre pessoas que queiram realizar trocas de aprendizado. As interações podem ser virtuais ou presenciais, à critério dos usuários. Além disso, a plataforma possui funcionalidades exclusivas, como uma moeda interna que facilita as trocas e serve de recompensa pelo engajamento. “Ao conectar pessoas de todo o Brasil, a diversidade e ofertas de troca estão cada vez mais ricas, promovendo a disseminação cultural dentro da plataforma\'\', explica Manuela.

Se a pandemia tivesse nos afetado há no mínimo 30 anos, provavelmente os estudantes perderiam totalmente o ano escolar. Na atualidade, grande parte dos estudantes podem contar com acesso aos conteúdos das aulas por meio do computador, celular ou tablet, além da presença virtual do educador. O universo online possibilita ainda o acesso à uma imensidão de conteúdos de qualidade que complementam os estudos e enriquecem a aprendizagem. Para Raphael Coelho, CEO e fundador da TutorMundi, plataforma de reforço escolar que conecta alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio aos melhores universitários do país, acredita essa busca esteja atribuída a percepção de que o ensino tradicional está cada vez menos efetivo para as novas gerações com as transformações causadas pela pandemia. “O ensino híbrido é uma realidade sem volta. Estudantes e escolas cada vez mais vão buscar ferramentas efetivas e que atendam os alunos em todos os momentos de sua jornada: seja online ou offline, síncrona ou assíncrona”, explica Raphael.

Vale ressaltar que por meio do aplicativo da TutorMundi, o aluno realiza um cadastro simples com informações básicas e, na sequência, seleciona a disciplina que tem mais dificuldade, como: português, matemática, física, química, história, inglês, entre outras. Feito isso, o estudante relata qual a dúvida e a plataforma o conecta na mesma hora a um tutor apto para ajudar. Desde a sua fundação, a startup já atendeu mais de 75 mil estudantes e solucionou 100% das dúvidas apresentadas.

Happy Help -> http://www.happyhelp.com.br/
TutorMundi -> https://tutormundi.com/