Doce, salgado, azedo, amargo, umami, starch e o kokumi. Realizada em parceria com consultoria de varejo, iniciativa aponta preferências sobre temperos, condimentos e sabores culinários reunidos no “Espaço dos Sabores”
Em uma pesquisa recente, a Cepêra estuda a tendência de consumo de alimentos tendo como premissa o sabor. Especialista no assunto, a empresa conta com mais de 150 SKUs, como: condimentos, molhos, pimentas, azeites, conservas, molhos de tomates, aromas e doces com sabores exclusivos e adaptados ao paladar brasileiro.
Gosto e sabor são a mesma coisa? Antes de mais nada, é preciso saber qual a diferença entre eles. O primeiro, diz respeito ao sentido do paladar, ou seja, o gosto surge através do estímulo proporcionado por substâncias nos alimentos. Já o paladar consiste na combinação dos sentidos, como por exemplo, o paladar com o olfato, que dá aroma aos alimentos.
E não para por aí: quando falamos em gostos, o que vem em mente é basicamente quatro categorias: doce, salgado, azedo e amargo, certo? Errado: temos ainda, segundo estudo da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, o umami e o starch.
O Unami é uma palavra de origem japonesa que significa \"gosto saboroso e agradável\" e que produz na língua uma sensação aveludada. É definido como realce de sabor, como os encontrados no shoyu, queijo, leite, carnes, aves, frutos do mar, em sua maioria industrializados.
Já o Starch seria o sabor dos carboidratos, como o gosto do amido. Esse gosto é encontrado em pães, batata, aveia, massas e arroz.
Agora, os cientistas japoneses estão investigando a existência de um sétimo sabor: o Kokumi, “sabor rico”, que é apontado como o responsável por deixar alimentos com pouca gordura mais gostosos e palatáveis, aumentando a suculência, a cremosidade e a espessura.
Tendências
Há alguns fatores determinantes da demanda de alimentos que interferem diretamente no consumo, como a população, a urbanização, a educação e informação, a estrutura etária e a renda que, por sua vez, dão origem a algumas tendências de alimentação que podem ser subdivididas basicamente em cinco vertentes:
1. Sensorialidade e Prazer: preza o interesse em harmonização de alimentos e bebidas, com novas texturas, sabores e experiências. Produtos com embalagens e design diferenciados, além da socialização em torno da alimentação, também são valorizadas.
2. Saudabilidade e Bem-estar: busca por alimentos funcionais com menos ou redução de substâncias calóricas. Os famosos “Light/ Zero/ Diet”, assim como alimentos energéticos, com alto valor nutritivo. Produtos benéficos a saúde.
3. Conveniência e Praticidade: Economia! De tempo no PDV, de tempo no preparo. Produtos com embalagens ergonômicas e kits para preparo de refeições estão entre as preferências desse consumidor.
4. Confiabilidade e Qualidade: Produtos seguros e com qualidade atestada, garantia de origem, selos de qualidade e rotulagem informativa.
5. Sustentabilidade e Ética: preocupados com o meio ambiente e com as causas sociais por trás das empresas. Aqui estão englobados desde maus tratos aos animais até empresas que adotam a rotulagem ambiental e embalagens recicláveis.
DE CONSUMO
De acordo com a gerente de marketing da Cepêra, Ana Carolina Penteado, com o Espaço do Sabor é possível atender a todas as tendências mais buscadas pelos consumidores em um ponto focal. “Com isso, outros ganhos também são notados, como uma gestão de compras mais facilitada, uma melhor organização dos produtos e redução de custos da operação. Além disso o impacto visual fideliza o shopper, que encontra tudo o que procura para seu momento culinário em um único local, fidelizando-o”, explica a executiva.
são a mesma
Sobre a Cepêra: Tradicional e moderna, a Cepêra está presente no mercado desde 1947 com sua linha de condimentos, conservas, molhos e pimentas, com o propósito de prover sabores e experiências àqueles que amam cozinhar, sejam profissionais ou amadores. Uma empresa que pensa no paladar dos brasileiros e que acompanha tendências e traz constantemente novidades aos seus consumidores que buscam experimentações e memórias afetivas de forma simples, democrática e autêntica. Além de estar presente em restaurantes, lanchonetes e casas do território nacional, a Cepêra exporta seus produtos para países da América Latina, Europa e Estados Unidos. http://www.cepera.com.br.
Informações para a imprensa:
THRIVE Soluções Empresariais
Tatiana Ferrador
(11) 9 8245-0919
tatiana@thrivesolucoes.com.br
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