Multimóveis aposta nas exportações de móveis como estratégia contínua de vendas

Uma linha completa de móveis para a casa, com design contemporâneo, e a possibilidade de adaptação dos produtos de acordo com a demanda, por meio das linhas Infantil e For Export, estão entre os diferenciais da Multimóveis para atender mais de 30 países.

Leandra Piccin, gerente de Exportação da Multimóveis, acredita que o mercado externo deve ser uma estratégia contínua de vendas, não somente nos momentos de crise com o mercado interno. “Muitas empresas que não se dedicavam ao mercado internacional passaram a buscar a exportação como complemento às vendas do mercado interno devido à crise. É muito importante a estratégia de internacionalização por parte das empresas, para que o mercado externo se sinta mais seguro em dar oportunidades aos novos entrantes, sem temer quebra de fornecimento quando o mercado brasileiro voltar a comprar”.

Dos 24 anos de atividades no ramo moveleiro, há 19 anos a Multimóveis, de Bento Gonçalves (RS), empreende e mantém forte atuação no mercado externo, prezando pela escolha de materiais e acabamento que são utilizados na fabricação dos produtos, além da constante busca pela excelência dos móveis, por meio de distintos testes de qualidade em diferentes momentos do processo. Atualmente, as exportações representam, em média, 30% do faturamento total da empresa, com destaque para os mercados da Colômbia, Angola e Uruguai. Para 2019, a previsão de crescimento é de 10% em comparação às vendas do ano anterior.

Em 2014, a empresa ganhou a classificação de Empresa Internacionalizada, classificada entre as 10 empresas internacionalizadas pelo projeto Brazilian Furniture, desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Leandra observa que a atuação no comércio internacional demanda uma dinâmica diferenciada e a superação de uma série de desafios para a prospecção e abertura de mercados. Entre os desafios estão o cumprimento de exigências das normas de segurança e matérias-primas, como, por exemplo, o uso do MDF Carb P2 e embalagem específica que são determinantes para venda em alguns países, e a adequação dos produtos à necessidade de cada mercado. No quesito logística, nos últimos anos o porto de Rio Grande, que atende o estado gaúcho, tem perdido muitas rotas de navio, deixando os fretes mais caros e com menos opções de datas de embarques.

Acordo com UE

Em se tratando do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, Leandra acredita que a medida fará com que as empresas brasileiras se tornem mais competitivas, devido à redução de algumas barreiras comerciais que são vigentes nesse momento. “Estamos buscando desenvolver produtos com design e materiais próprios para o mercado, além de analisar a participação da empresa em feiras importantes que acontecem neste continente”, aponta.

Trajetória

As atividades da Multimóveis, com sede em Bento Gonçalves (RS), iniciaram com a fabricação exclusiva de móveis infantis, em 1995. Em pouco tempo, tornou-se uma das maiores fábricas especializadas no segmento, conhecida hoje como Multimóveis Baby. No entanto, como expansão de sua atuação, a empresa adquiriu e incorporou em 1998 a Decormóvel, conquistando mais mercado nacional e internacional ao longo dos anos, em 2009, a EKO Ambientes, buscando um espaço diferenciado na indústria de móveis planejados.

Editorias: Construção e Arquitetura  Economia  Imóveis  Industria  Negócios
Empresa: Rosângela Longhi