E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Projeto apoiado pela Coca-Cola FEMSA Brasil distribui alimentos naturais a famílias de Jundiaí na pandemia
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Associação Almater distribui produtos orgânicos em campanha de solidariedade. Foto: divulgação
Associação Almater distribui produtos orgânicos em campanha de solidariedade. Foto: divulgação

Manter o corpo bem alimentado e hidratado contribui para uma vida saudável. Em tempos de COVID-19, adotar uma dieta que ajude a combater infecções, com o aumento do consumo de frutas e legumes, é ainda mais necessária para fortalecer o sistema imunológico e deixar o organismo mais resistente. Com essa preocupação, a Associação Almater vem disponibilizando a famílias de baixa renda de Jundiaí alimentos mais naturais, como parte das atividades do projeto Alimentando o Futuro, apoiado pelo edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’ da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola em volume de vendas do país.

A iniciativa vem beneficiando 44 famílias na região do Jardim São Camilo, onde a Almater desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com a comunidade, assim como o Alimentando o Futuro. Por meio de uma intensa campanha de arrecadação nas redes sociais, a instituição recebe os alimentos de vários doadores, como voluntários, empresas, Prefeitura de Jundiaí e o programa Mesa Brasil do SESC. As doações são posteriormente organizadas em ‘cestas’ por funcionários da Almater e entregues no Centro Comunitário da entidade em datas previamente agendadas, evitando que as famílias tenham de se deslocar grandes distâncias durante a quarentena no município.

“Praticamente toda semana temos entrega de alimentos, às vezes mais de uma vez na semana. Sabemos que alguns voluntários estão comprando de produtores de Jundiaí para nos enviar, o que é uma atitude que temos estimulado nas redes sociais porque beneficia a agricultura local”, explica Narrinam Camargo, responsável pelo projeto da Almater. Ela também conta que semanalmente a entidade divulga boletins informativos com a prestação de contas da distribuição dos alimentos às famílias atendidas.

Receitas por whatsapp

Outra contribuição bastante útil do projeto é o envio por whatsapp, para todas as mães das famílias atendidas, de receitas para o preparo das refeições bem como dicas de higienização e conservação das frutas, verduras e legumes. Elaboradas pela chef de cozinha da instituição, são orientações que colaboram para o melhor aproveitamento dos produtos e para evitar o desperdício, por meio do adequado reaproveitamento de sobras e da utilização racional dos recursos domésticos especialmente neste momento de crise, enfatiza a coordenadora da Almater.

“Por exemplo, recebemos recentemente uma grande doação de abacates, bananas e leite. Encaminhamos para as mães uma receita de suco de abacate com limão, alimentos que de alguma forma contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. Nesse período de ameaças à saúde pelo coronavírus, temos uma grande preocupação em prover uma alimentação que não apenas saia da ‘cesta básica’ tradicional, mas que seja também nutritiva e diversificada”, salienta Narrinam Camargo.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas para mais de 257 milhões de consumidores. Com mais de 83 mil funcionários, a empresa vende anualmente cerca de 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda. Operando 49 fábricas e 275 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros. Tem operações em determinados territórios de México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e atende nacionalmente Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela. Para mais informações, visite http://www.coca-colafemsa.com.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 41 centros de distribuição, 23 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior do sistema Coca-Cola no mundo em volume de produção.

Sobre o projeto da Almater

Atualmente ocupando o Centro Comunitário do Jardim São Camilo, em Jundiaí, a Associação Almater atende 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto Alimentando o Futuro visa a promover uma transformação no cotidiano desses jovens, bem como de suas famílias, tendo os alimentos, o conhecimento e a tecnologia como principais ferramentas para esse processo.

O curso regular de cozinha experimental que será organizado pela Almater com o incentivo da Coca-Cola FEMSA Brasil destina-se a 20 mulheres na região da entidade. Terá duas turmas, com 10 integrantes cada, e busca capacitar as participantes para o aproveitamento integral dos alimentos, por meio da produção de receitas com ingredientes baratos e de rápido preparo. O objetivo é cozinhar tendo como base alimentos orgânicos e de fácil acesso, aumentando a utilização de cascas, folhas, talos e sementes, contribuindo para um maior consumo diário de frutas e hortaliças e reduzindo a ingestão de alimentos industrializados, com alto teor de açúcares e baixo valor nutritivo.

Editorias: Alimentos  Saúde  Sociedade  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: PCN COMUNICAÇÃO  
Contato: PAULO CESAR NASCIMENTO  
Telefone: 19-3291-2420-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.