E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Coca-Cola FEMSA Brasil recebe menção honrosa no Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reúso de Água
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Premiação reconheceu importância de sistema de monitoramento eletrônico que permitiu reduzir consumo na fábrica de Jundiaí
Premiação reconheceu importância de sistema de monitoramento eletrônico que permitiu reduzir consumo na fábrica de Jundiaí

A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, recebeu menção honrosa na 14ª edição do Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reúso de Água pela implantação de um projeto tecnológico que contribuiu para tornar ainda mais eficiente a utilização de água em sua fábrica em Jundiaí. A iniciativa permitiu uma redução de 10% no consumo médio do recurso hídrico ao longo dos dois últimos anos.

Divulgada no dia 27 de março, a concessão da menção honrosa é um novo reconhecimento ao compromisso da Coca-Cola FEMSA Brasil com as boas práticas de uso de água, assim como ao seu permanente esforço pela melhoria contínua da eficiência de seus processos de monitoramento e de gestão desse bem. Referência em consumo eficiente de água entre as engarrafadoras do Sistema Coca Cola, a unidade de Jundiaí já havia conquistado em 2016 o Prêmio Fiesp/Ciesp, criado com o objetivo de homenagear e promover empresas do Estado de São Paulo por iniciativas inovadoras no campo da sustentabilidade ambiental.

O projeto agora premiado consistiu na implantação, em setembro de 2016, de um sistema de medição do consumo de água na fábrica em tempo real, por meio de telemetria (tecnologia de coleta dados à distância com uso de sensores eletrônicos). Instalados em medidores de vazão de água, os sensores passaram a permitir o monitoramento instantâneo de cada litro de água utilizado no processo de produção, com amplas vantagens em relação ao gerenciamento manual até então utilizado.

As informações geradas pelo método de controle automatizado possibilitaram à equipe de gestão de água da fábrica atuar de forma mais imediata em casos de correção e normalização do consumo, com expressiva melhora no aproveitamento da água em toda a unidade.

Em dois anos de atividade, o sistema de monitoramento telemétrico proporcionou, entre outros benefícios, uma redução de 10% no consumo médio, diminuindo também a captação de água. Isso considerando um crescimento de produção na fábrica no período devido à operação de uma nova linha de sucos e chás e à instalação de uma nova xaroparia. Outro efeito positivo foi a queda do indicador que quantifica o volume de água utilizado pela fábrica de Jundiaí para a produção de 1 litro de bebida, que já era um dos mais baixos entre as engarrafadoras do Sistema Coca-Cola e passou de 1,4 para 1,37 litro de água por litro de bebida.

Sensibilização de colaboradores

Além da implantação do sistema, atividades como treinamentos e campanhas de economia de água promovidos internamente na fábrica de Jundiaí também colaboraram para os resultados positivos alcançados.

A unidade trabalha com materiais informativos nos pontos de consumo, para lembrar os colaboradores a respeito da importância de economizar água. Workshops em gestão ambiental reforçam a importância do consumo consciente e do comprometimento com o uso responsável da água. Destaca-se ainda entre as iniciativas internas a organização de campanhas específicas de conscientização, como a Semana do Meio Ambiente, que possibilitam o engajamento de colaboradores no apoio à causa em prol do melhor uso de água.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 154 marcas para mais de 290 milhões de consumidores a cada dia. Com mais de 80 mil funcionários, a empresa comercializa e vende cerca de 3,4 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 48 fábricas e 292 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a criação de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros índices. Tem operações em determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e a nível nacional na Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Uruguai e Venezuela.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 44 centros de distribuição, 24 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

Editorias: Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Economia  Industria  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: PCN COMUNICAÇÃO  
Contato: PAULO CESAR NASCIMENTO  
Telefone: 19-3291-2420-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.