Psicanalista Christian Dunker realiza palestra sobre Lutos Finitos e Lutos Infinitos em Curitiba
O evento abre o semestre do curso de Psicologia do UniBrasil e é aberto à comunidade. Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira, 15, o UniBrasil Centro Universitário recebe o ilustre psicanalista Christian Dunker para a Aula Magna do curso de Psicologia. A palestra que abre o primeiro semestre de 2019, vai abordar o tema “Lutos Finitos e Lutos Infinitos: o Trabalho de Dizer Adeus”. O evento será realizado no Auditório Edla Van Steen, e é aberto a comunidade.

Dunker falará sobre Luto, um tema tão atual quanto importante. Pesquisando profundamente o assunto, o palestrante recomenda a todos a leitura de Freud, na obra “Luto e Melancolia”, assim como de vários outros autores, pois o tema é vasto e não se trata apenas de explicar o fenômeno do luto e o quadro clínico da melancolia e da depressão, mas a necessidade de um verdadeiro trabalho psíquico de perda, chamado por Freud \"trabalho do luto\".

O evento tem o apoio do Fórum Curitiba do Campo Lacaniano, instituição que trabalha desde 2012 com a transmissão da psicanálise na Capital, operando através de Diagonais Epistêmicas e outras atividades em contato com outros Fóruns nacionais e internacionais, com abertura para estudantes e interessados pela psicanálise. A Universidade Federal do Paraná também apoiará o evento, com presença de estudantes e professores, além da B’nai B’rith, organização judaica voltada à cultura e Direitos Humanos.

Sobre Christian Dunker

Christian Ingo Lenz Dunker é psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP. Suas pesquisas sobre o estatuto psíquico e social do sofrimento tem gerado intervenções públicas e reformulações nas práticas clínicas. Youtuber, articulista e animador cultural, tem se destacado como uma das vozes críticas do cenário brasileiro.

Dunker também é membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano com ativa participação na disseminação do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, foi um dos fundadores do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP (Latesfip-USP).

Christian Dunker notabilizou-se pela renovação do pensamento de Jacques Lacan a partir das ideias da filosofia social crítica, da antropologia pós-estruturalista e das ciências da linguagem. É respeitado nos meios universitários pela qualificação acadêmica e profissional e, também, pela qualidade de suas publicações: tem dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Em 2012, ganhou o Prêmio Jabuti com sua tese de livre-docência Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica.

Serviço:
Palestra Lutos finitos, lutos infinitos: o trabalho de dizer adeus.
Palestrante: Psicanalista Christian Ingo Lenz Dunker
Data: 15 de março
Local: Auditório Edla Van Steen – UniBrasil Centro Universitário
Horário: 19 horas