Embracon investe R$ 12 milhões em Projeto de Transformação Digital e novo posicionamento da marca

Fischer e Ginga são novas agências da administradora de consórcios que completa 30 anos em 2018 com novas ações nas áreas de publicidade, comunicação digital, posicionamento institucional, infraestrutura de negócios e relacionamento com clientes

A Embracon, empresa especializada em consórcios há 30 anos no mercado, acaba de dar início ao seu Projeto de Transformação Digital, que terá impacto nas esferas de operação (infraestrutura e negócios) e de experiência com o cliente (comunicação, conteúdo e relacionamento). Com investimentos da ordem de R$ 12 milhões só em 2018, a iniciativa contempla o novo posicionamento e identidade visual da marca, lançamento de aplicativo, novos recursos de produção de conteúdo e relacionamento comercial, entre outros.

Para integrar a ação, a Embracon contratou a Agência Fischer, que fica responsável pelas iniciativas de consultoria de mercado e redesenho de oferta de produtos, além do novo posicionamento, publicidade e identidade visual da marca, atuando como agência líder de toda estratégica de comunicação. “A Embracon vai completar 30 anos em 2018 e passamos agora, por um momento que sinaliza uma trajetória muito importante para a marca e sua imagem institucional. Por isso nos reinventamos com um posicionamento muito mais focado na experiência do cliente e fundamentado no digital”, afirma Guido Savian Júnior, presidente da Embracon.

Já a Agência Ginga, trabalhando em conjunto com a Fischer, foi selecionada para atuar nas frentes de transformação e aceleração digital da Embracon, com soluções de inteligência, conteúdo criativo, gestão de mídia e dados.

Novo posicionamento

O trabalho com a Embracon começou em setembro de 2017, por meio de implementação de processo de trabalho implementado pela Fischer, quando aconteceu uma “imersão” das equipes de ambas agências para entendimento da cultura, do mercado e das necessidades específicas da administradora de consórcios. Foi promovidoa uma série de workshops, entrevistas, pesquisas internas e externas para compreensão do negócio do cliente em profundidade. Neste processo, além de identificadas as oportunidades para criação de novos produtos na categoria e sua viabilidade no negócio, foram construídos o novo posicionamento da marca e os direcionamentos para o lançamento da primeira campanha de comunicação.

A Fischer buscou na missão da empresa, “Gerar Encantamento a partir de ações e resultados que materializem sonhos, dinamizem soluções e alavanquem prosperidade” e na busca pela realização de sonhos, que é um dos motivos identificados pelos quais as pessoas adquirem consórcios, para estabelecer o novo conceito, “Porque sonhar não tem limites”.

O novo conceito passou a integrar a marca, como uma assinatura abaixo do logotipo e do nome da empresa. Com isso, já começou a ser implementada uma nova programação visual em todas as mais de 100 filiais da Embracon distribuídas pelo Brasil.

Uma nova campanha publicitária será lançada em breve para dar suporte ao novo conceito de identidade da marca.

\"Implementamos um modelo de trabalho que possibilitou nossa integração 100% ao negócio, com a missão de desenvolvermos em conjunto a evolução de portfólio com a criação de novos produtos e comitantemente uma campanha criativa estratégica apresentando as novidades e o novo posicionamento da Embracon. Esse é um trabalho integrado e que agora apresentaremos ao mercado”, posiciona Jairo Soares, COO/Diretor Geral da Fischer.

Presença digital

Nesse trabalho, a Agência Ginga, tem como principal desafio transformar e acelerar digitalmente o negócio da companhia. “No âmbito de operação digital, temos a missão de mentoria estratégica e agente de inovação, trazendo um olhar nativo digital e soluções de marketing tech que ajudem a Embracon a ter excelência operacional. Já no âmbito de experiência e comunicação, nosso grande objetivo é oferecer uma experiência rica e descomplicada para o público, em todos os pontos de contato com a marca”, explica o Diretor de operações da Ginga, Paulo Martinez.

A estratégia digital vai usar todo o poder dos dados para ir além da comunicação massiva e comoditizada, que geralmente se vê no segmento. A Embracon vai operar como as mais modernas startups, atuando em cada aspecto da jornada dos diferentes consumidores, com estratégias contextualizadas para diferentes clusters de interesse, com mensagens e conteúdos personalizados para cada um.

Novo site

Para dar suporte ao trabalho do marketing digital, o site da Embracon (http://www.embracon.com.br) foi totalmente reformulado para garantir o acesso mais amigável às informações, bem como a localização por meio dos mecanismos de busca na Internet. O novo site contará com simulador de consórcios fácil, intuitivo, híbrido e mutante e vai disponibilizar a mesma experiência nos meios mobile e desktop. Também foi promovida uma reformulação na área de e-commerce da Embracon, que conta com ferramenta estratégica para a conversão dos leads gerados pelo trabalho digital em vendas.

Como a Embracon acredita que informação é a base para os clientes pensarem em consórcio como forma de investimento e uma oportunidade estável de conquistar seus bens, seu blog também foi renovado, contando com textos informativos para educar os consumidores sobre o universo das finanças e as inúmeras opções que o mercado oferece (https://blog.embracon.com.br/).

“Temos que mostrar mais ativamente ao mercado que o consórcio é uma opção versátil de investimento e pertinente para diversos tipos de públicos e rendas. A comunicação digital nos permite informar ao público detalhes da mecânica de funcionamento do consórcio e sobre como as soluções podem atender à necessidade de diferentes perfis de público”, destaca Juarez Dutra, Gerente de Comunicação e Marketing do Embracon.

Transformação Digital em vendas

Já toda a área comercial agora conta com um novo recurso de gestão, por meio do qual todos os colaboradores da área comercial já podem efetuar todo o trabalho de prospecção, vendas e gestão de clientes por meio do aplicativo Convert+, desenvolvido especialmente para a Embracon com o objetivo de propiciar o acompanhamento completo da experiência de venda.

Ao visitar o cliente, o colaborador da Embracon tem à mão recursos para efetuar todo o processo de simulação de vendas. Um cadastro de cotas integrado ao sistema principal de gestão de consórcio propicia ao vendedor identificar os grupos com cotas disponíveis e que estejam adequados ao perfil do cliente. “Com isso, é possível identificar os grupos que atendam ao planejamento financeiro do consorciado. Isso gera não só uma venda muito mais efetiva, como deixa claro ao cliente o papel de consultoria em planejamento financeiro que fazemos, o que vai aumentar, e muito, nosso índice de fidelização. Afinal, quem se vale do consórcio uma vez, geralmente volta a recorrer a esse recurso para novas aquisições de bens”, considera Juarez Antonio da Silva, presidente comercial da Embracon.

O novo aplicativo também conta com apresentação institucional, detalhamento dos produtos e benefícios por vídeos e animações, além de recursos para pagamento de parcela inicial por boleto e cartão de crédito na hora.
Agilidade no processo, gestão do trabalho completa no app de toda a hierarquia comercial, comunicação em tempo real com todos os usuários e atualização de planos disponíveis para venda complementam a ferramenta.

Sobre a Embracon

Há 29 anos no mercado de consórcios, a empresa possui mais de 118 mil clientes ativos, 600 parceiros no território nacional, cerca de 103 filiais no país e em torno de 2,5 mil funcionários. É uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos e imóveis. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade e uma vasta gama de produtos e serviços. A Embracon é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Visite o site: http://www.embracon.com.br

Informações para a imprensa:
RMA Comunicação
William Parron (william.parron@rmacomunicacao.com.br) | (11) 2244-5905 / 98273-9071
Adriana Leme (adriana.leme@rmacomunicacao.com.br) | (11) 2244-5934 / 98718-5398
Isadora Veloso (Isadora.veloso@agenciarma.com.br) | (11) 2244-5908

Editorias: Economia  Informática  Negócios  Propaganda e Marketing  Telecomunicações
Empresa: Isadora Aguiar Veloso
Contato: Isadora Aguiar Veloso